© 2015 por Vida Pratica.  

Buscar
  • Vida Pratica Judaica

Receita Hamantashen

RECEITA HAMANTASHEN


Passei boa parte do dia de hoje fazendo hamantashens. Sei que ainda é um pouco cedo, mas é que tenho muitas mishloach manot para fazer, então o jeito é assar com antecedência e colocar no congelador.


Para quem precisa de uma quantidade pequena de hamantashen, pode-se fazê-los até mesmo no próprio dia de Purim. Para quem precisa de mais, é necessário fazê-los um pouco antes.


Esta receita nos dá 20 hamantashen. Se seu "cortador" for grande, então serão no mínimo 15. Eu uso um copo para meus hamantashem menores e uma xícara para fazer os maiores.


Happy baking!

.

HAMANTASHEN - de 15 a 20 biscoitos

2 ovos

3/4 xícara de açúcar

1/2 colher de chá de sal

1/2 xícara de óleo

1 1/2 colher de chá de fermento em pó

2 1/2 xícaras de farinha de trigo

Raspas de 1 laranja OU 1 colher de chá de baunilha

.

-Geleias para rechear (ou qualquer outro tipo de recheio de sua preferência. Eu usei geleia de damasco e gotas de chocolate parve. Semana que vem quero fazer com geleia de morango e Nutella)


-Mistura de gema de ovo, açúcar e 1 colher de chá de baunilha para pincelar (opcional...eu acho que ficam mais bonitos)

.

.

.

PREPARO

Misture os ovos com uma colher. Adicione o açúcar e mexa. Adicione o óleo e mexa.

Adicione 1 xícara de farinha e o fermento e vá mexendo com a colher. Adicione o restante da farinha, aos poucos e agora passe a sovar a massa com as mãos.


Dependendo da marca de farinha de trigo que você usa, será necessário um pouco mais ou um pouco MENOS de farinha. Por isso é importante colocá-la aos poucos, para obter uma massa que seja ideal para a confecção dos hamantashens.


A massa não deve ficar bem muito macia e nem muito rígida...

.

.

MONTAGEM

Unte uma superfície com um pouco de farinha de trigo.


Unte um rolo para massas com farinha de trigo.


Divida a massa em duas partes.


Coloque a primeira parte da massa crua sobre a superfície untada e com o rolo de massa, espalhe-a sobre a superfície até que atinja uma espessura de pouco menos que 1cm.


Com ajuda de um cortador circular (ou um copo ou xícara) corte a massa e coloque um pouco de recheio.


Usando os dedos, molhe as bordas do hamantashen com um pouco de água ou suco de laranja. Isso ajudará a mante-los fechados enquanto assam.


Forme o triângulo, não o fechando completamente.


Asse a uma temperatura de 180C (350F) por 15m.

.

.

DICA 1: não coloque mais do qua quantidade indicada de fermento, ou o hamantashem vai virar um "bolinho" em vez de biscoito.

.

.

DICA 2: não exagere na quantidade de recheio.

.

.

DICA 3: se é a primeira vez que você fará hamantashem, é bom dividir a massa em 2 partes, preparar a metade e assar e então verificar se há algo que pode ser melhorado na segunda parte.

.

.

DICA 4: pra quem já tem experiência em fazer massas, aí vai: em uma massa coloquei raspas de 1 laranja e 1 colher de sopa de suco de laranja. Não coloquei baunilha. Aí recheei com geleia de damasco (apricot). Mas dah pra rechear com qualquer sabor...


E na outra massa fiz do jeito que a receita pediu, com 1 colher de chá de baunilha e recheei com gotas de chocolate parve.

95 visualizações