Pq Nao Ha Dinossauros Na Torah???

Eu tenho autorizacao para traduzir estudos do Aleph Beta Academy, e este eh bem interessante.


A ortodoxia eh dividida em varios subgrupos. Alguns sao totalmente criacionistas (levam o primeiro capitulo de Bereshit ao peh da letra), enquanto outros sao formados por individuos que conciliam Torah e estudos seculares.


Eu fico com o segundo grupo.


Este estudo condiz a parasha Noach e como vcs podem imaginar, gerou uma discussao bem acirrada no site do Aleph Beta, gerando 61 comentarios... e cada um deles eh super longo. Pq? Pq judeus criacionistas nao abrem mao de sua crenca e judeus que conciliam Torah e estudos seculares tbm nao.


Uma piada que o R. Forhman faz a respeito do Museu de Historia Natural em outro video eh a de um pai religioso (e criacionista) que quer o melhor para seu filho, o 'pequeno Jimmy', e entao o pai paga meio milhao de dolares pela educacao religiosa do garoto, dai um dia 'pequeno Jimmy' entra acidentalmente no Museu de Historia Natural de Nova York, ve um dinossauro e... booooooooooooooooooooooooooom lah se foram meio milhao de dolares jogados fora huahuahuaahu


Mas de qqr maneira e independente do que vc acredita, este eh um estudo bem interessante que vale a pena ser dividido. E acredite... todas as referencias que vc pode ou nao pode imaginar p/ concorcar ou discordar do R. Forhman jah foram mencionadas nos 61 longuissimos comentarios que este video gerou.


O negocio eh dialogar! :D


Entao coloque o stress de lado e divirta-se com esse insight super interessante.


Se vc encontrar algum erro na traducao, por favor me contacte.


Enjoy the reading!



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALEPH BETA ACADEMY

Parashat Noach 5775/2015


"Oi, aqui é o rabino David Fohrman e bem vindo a parashá Noach. Você está assistindo Aleph Beta.

- Então, onde foram parar os dinossauros?

- Bem, acho que eles provavelmente não tiveram espaço na grande arca durante o diluvio.


"Oh nao! Era HOJE?"

Esse é um dos tipos de "lendas" populares que as vezes ouvimos [de pessoas religiosas] sobre o desaparecimentos dos dinossauros.


Certamente os dinossauros são o componente mais visível e misterioso de um mundo que desapareceu.


Eu sei que quando eu levar meus filhos ao Museu de História Natural, eles visitarao a sala dos dinossauros.


Há Raptosaurus Rex lutando contra Megalosaurus... e eles são enormes... e eles têm presas.... e uma crianca religiosa de 7 anos de idade, ficarah com os olhos arregalados perguntarah a respeito de tudo aquilo.


Primeiro a crianca perguntarah "que negócio eh esse de dinossauros" e, em seguida, a questão dolorosa, a questão que a menina de 7 anos de idade pergunta ao seu pai, olhando-o nos olhos: 'Papai, como é que estes bichos não estão em nosso livro?'


Ela quer dizer: a Torá deveria conter a história de tudo, então onde estão todos os dinossauros?


Eh sobre isso que eu quero falar com você hoje.


Ok, então eu gostaria de sugerir algo para te ajudar a pensar sobre esta questao, mas nao somente esta questao [dos dinossauros] mas muitas outras questoes intrigantes que a Torah levanta.


Ha um tempo atrás, eu li um livro fantástico chamado 'Como Ler Livros", escrito por Mortimer Adler.



Ele eh como um manual de como "entrar" em um livro, como fazer para entendê-lo.


Uma das primeiras coisas que ele ensina eh: "você tem que decidir logo no início, qual o gênero do livro que voce estah lendo pertence, pois se você interpretar mal o gênero do livro, você está perdido desde o início, e você não terah nenhuma chance de entendê-lo realmente".


Imagine se vc estiver lendo um livro de Quimica, sem saber que eh um livro de Quimica, mas pensando erroneamente que eh um livro de poesia... voce sempre farah as perguntas erradas sobre o texto que voce estah lendo.



O ponto aqui eh: voce tem que entender o genero do livro que vc estah lendo, se vc nao entender, vc nao entenderah nada.


E agora, a grande questão é: que tipo de livro é a Torá?


Como poderíamos começar a tentar ler este livro sem ter qualquer ideia que tipo de gênero pertence?


O problema é que não é tão fácil descobrir que tipo de gênero literario a Torá pertence.


Ela tem 613 leis... ok, sao muitas leis, talvez por isso, ela seria um livro de lei, de tratados legais? Mas... não é realmente um tratado legal, pois ela possui um monte de histórias...



Alem das histórias, ela possui muitas filosofias... poderia a Torah ser um livro de filosofia?


Há muitas leis e histórias para que seja somente um livro de filosofia.


Então, que tipo de livro é a Torah?

Aqui está o que eu acho que ela é: eu diria que ela é um livro guia. [um livro que orienta]



É um livro destinado a orientar os indivíduos a como se tornar uma nação e como desenvolver um relacionamento com aqueles que os rodeiam.


Ela nos guia na relação com as pessoas ao nosso redor, em manter uma relação sincera com o nosso Deus. Ela nos ensina isso em um nível coletivo e individual.


O que compoe este guia? Como ele pode nos orientar?


Uma das coisas necessárias em um guia sao as leis. Existem leis que você tem que seguir e algumas leis que você tem que saber. As leis são muito, muito importantes, mas não basta ter leis, é preciso mais do que as leis.


MAS, se você disser para si mesmo que tudo o que é preciso para ser uma boa pessoa é seguir os 613 mandamentos, saiba que provavelmente essa não é a pura verdade.


O Ramban nos fala sobre uma pessoa 'b'reshus menuval HaTorah', ou seja, alguém que segue pontualmente todos os comandos (leis) da Torah, mas ainda é uma pessoa moralmente obtusa (possui desvio de conduta).


Como isso é possivel? É possível porque a lei por si só é uma disciplina muito estreita [um caminho estreito] para regular completamente o comportamento humano. A própria Torá aceita isso, e é por isso que ela nos mostra histórias.


As histórias estão lá para nos ensinar valores. Histórias que contam sobre o que aconteceu com os nossos antepassados ​​e a maneira como Deus lidou com eles e a forma que eles lidaram com Deus. Estas historia nos trazem lições atemporais que se aplicam a nós ateh os dias de hoje.


Estas historias não são sobre leis, mas sobre uma verdade maior (moral).


Então, nós devemos encontrar uma maneira de integrar tais historias em nossas vidas. Há certas noções filosóficas que precisamos entender na Torá que estao contidas nestas historias. E todas elas foram escritas para nos guiar.


Então, agora, de volta à Mortimer Adler.


Se a Torá é um livro guia, o que isso significa realmente? Significa que tudo o que ela diz: suas leis, suas histórias e sua filosofia sao contadas a partir da perspectiva de um guia de viagem.


Tudo serah contado a partir desta perspectiva. E, a propósito Chazal (sabios do Talmud) nos diz: 'nevuah shechutz rochel hadorot niktivah', 'Qualquer profecia que foi considerada relevante para todas as futuras gerações, acabou sendo escrita na Torá. Profecias que foram relevantes apenas para uma geração específica, não foram escritas'.


Por que? Porque havia muitas idéias do que a vida deveria ser naquela época, e estas ideias nao serviriam para guiá-lo(a) hoje, é por isso que nao foram escritas.

É um fato interessante: apenas aquilo que nos orienta foi escrito.


Deixe-me mostrar-lhe um outro aspecto intrigante de como a Torah escreve a história. Chazal nos diz: 'ein mukdam u'meuchar batorah', "não há ordem cronológica na Torá".


O que???????? Nao ha ordem cronologica na Torah?????????


Ha uma certa ordem cronologica na Torah, mas Chazal quis dizer com a afirmacao acima que de vez em quando a Torá realmente pode inverter a ordem dos fatos.


Por que a Torá faz isso? Porque ela não é um livro de história, ela é um guia de viagem. A Torah pode guiá-lo(a) por dois episódios diferentes com o mesmo tema. Assim, você irah compreender o tema que tocou mais o seu coracao, a Torá vai fazer isso (sacrificar a ordem cronologica da história), a fim de orientá-lo(a), a fim de te guiar a escolha certa.



E agora, vamos voltar aos dinossauros.


Eu acho que agora você poderah entender melhor minha teoria. Os dinossauros existiram mas, evidentemente, a Torá não considerou a historia de um Tyrannosaurus Rex como um guia para o comportamento humano e por isso deixou-o para tras.


Se você quer aprender sobre dinissauros, é para isso que o Museu Americano de História Natural existe. Então você irah ve-los e visita-los, mas a Torá não vai falar sobre eles porque eles não se encaixam como um guia para a sua vida.


A existencia deles contribuiu para a compilacao de dados biologicos muito importantes, mas eles não foram considerados importantes para orientar a sua vida a partir da perspectiva da Torá. Assim, a Torá [que eh um livro guia] não vai falar sobre isso [pq dinossauros nao podem nos guiar a ter uma vida melhor].


Pode muito bem ser que a Torá nos diz uma história e a ciência diz uma outra história e, no final de tudo, ambas sao a mesma história: uma história chamada realidade. Mas um caminho [ciencia] é destinado a dizer-lhe os detalhes tecnicos da realidade e o outro caminho [Torah] é destinado a guiá-lo através da realidade.


Quando você e eu lermos este guia, não estamos apenas lendo um livro antigo. Estamos lendo algo que serve para nos moldar, para ajudar-nos a enfrentar uma grande busca, como encontrar a melhor maneira de vivermos nossas vidas e mantermos relacionamentos com os outros.


Tudo o que a Torá nos diz é projetado para nos ajudar a atingir esses objetivos, mas precisamos entender o seu gênero, a fim de sermos capazes de compreender suas mensagens."






Espero que vc tenha gostado!

Kol tuv,

Esther


Veja mais em: https://www.alephbeta.org/course/lecture/noach-where-did-the#sthash.5FvLsHLA.dpuf

Posts Destacados
Procure por Tags

© 2015 por Vida Pratica.