top of page

Exame de DNA - Tudo o Que Voce Precisa Saber

Vou descrever como funciona o tal do exame de DNA que tem sido motivo de muita conversa no Brasil desde que uma materia mencionando Bnei Anussim e esse teste saiu no Domingo Espetacular da Rede Record, clique aqui para ver a materia.


Como tem gente tirando proveito de anussim, roubando-lhes o dinheiro que nao possuem sob a alegacao falsa de que tal exame pode "provar" que a pessoa eh judia, decidi esclarecer esse assunto.



Quem faz esse exame?


Nos Estados Unidos, ha varios laboratorios que fazem exame de DNA para as MASSAS... ou seja... eh um exame simples, vendido online (capitalismo!!!! yeah!!!!) e que ajuda pessoas a conhecerem melhor suas origens.


O exame vai te ajudar a conhecer suas origens? SIM.

O exame vai provar que voce eh judeu? NAO.




Como assim?


A materia da Record mostrou o do FTDNA (Family Tree DNA), que eh o mesmo laboratorio que eu usei para fazer 2 exames de DNA.


Aqui o site do FTDNA: https://www.familytreedna.com/




Voce pode ver que ha 3 opcoes de exame de DNA:

1. yDNA: que verifica o lado paterno

2. Family Finder: que verifica 5 geracoes

3. mtDNA: que verifica o lado materno



Mas o que isso significa exatamente?

Eu fiz o mtDNA e o Family Finder.



Como recebemos o resultado do exame?

Online. Eles te dao um codigo do exame e uma senha... e eh isso. Dai vc digita seu codigo e senha no site deles e voi-la. Vc pode ver os resultados.




Ok, vamos dar uma olhada nos MEUS resultados:



mtDNA - LINHA MATERNA

Qdo clicamos no mtDNA, pensamos que iremos encontrar uma linha direta de "maes, avohs, bisavohs" por umas 1000 geracoes que vai nos levar ateh Sarah Imeinu, certo? ERRADO.


Eu comprei o exame SEM PESQUISAR e perdi meu dinheiro.


Logo eu, que me sinto uma agente secreta capaz de investigar e desvendar tudo... fui ingenua e me deixei levar pela emocao. E perdi U$199.00.


O que a maioria das pessoas (como eu) nao percebe qdo vai comprar o mtDNA eh que se clicarmos nessa opcao e rolarmos a tela pra baixo, vamos encontrar essa foto aqui:



Voce percebe alguma informacao estranha nesta foto? Algo que nao devia estar lah? Pois eh... eu nao percebi tbm.


A informacao que falo eh o nome "Eve" no lado esquerdo da foto... Eve = Eva...


Eva eh como os geneticistas carinhosamente chamam as primeiras mulheres do mundo... e eh exatamente isso que este exame quer... ligar a Eve ateh voce... e nao voce ateh a Eve, entendeu?


Este exame vem de tras pra frente... da 'Eve' ateh voce.


Esta exame informa onde a sua "Eve" apareceu ha 120 MIL ANOS ATRAS e por onde a geracao materna dela chegou ateh ha 10 MIL ANOS ATRAS.


Para um geneticista isso eh uma informacao interessante, para pesquisadores a informacao eh maravilhosa... mas p/ um descendente de Bnei Anussim????? Para que eu quero saber onde minha "Eve" estava a 120 mil anos atras?


E eh isso que eh o mtDNA.


O site nao explica, entao ha toda uma cambada de desinformados que como eu, pagam U$199 p/ saber onde nossas matriarcas estavam qdo a maioria da humanindade estava se transformando de hominidea p/ humana... caracas...


Duvida? Eu tbm duvidei. Ateh enviei um e-mail perguntando se era isso mesmo e a resposta foi:


"Hi Patricia,Thanks for contacting us. The mtDNA migration map for L1 is showing your direct maternal lineage's migration from about 20,000-120,000 years ago. It will not show migration during colonial times. Thanks, and have a great day!"


TRADUCAO: "Oi Patricia, Obrigada por nos contactar. O mapa de migracao do mtDNA para L1 mostra a migracao de sua linhagem materna direta de aproximadamente 20.000-120.000 anos atras. O mapa nao mostrarah migracao durante tempo colonial. Obrigada, e tenha um otimo dia!"


Pelo menos me desejaram um otimo dia.


O que eh L1? Eh um dos codigos da minha Eve e por onde a geracao dela andou... enfim... ai vai o mapa de onde minhas matriarcas Neanderthais andaram:


Eu pertenco ao halogroup L1, que se tornou o halogroup criador da maioria da populacao Africana e povos nao-Africanos... meu exame (pelo que eu entendi) segue essa linhagem do halogroup 1 de 60 mil a 10 mil anos atras. Nao tive paciencia de pesquisar melhor os dados que recebi...


Bom... dai eles dao um mooooonte de numeros que ajudam a identificar por onde elas andaram, etc, etc, etc. Eu nunca tive paciencia ou interesse em decifrar os numeros. Entao deixo pra lah.


Sim, meu marido fez a cara que vc estah fazendo agora. Como essa brincadeira custou dinheiro, ele nao fez muitas piadas huahauahuahau AINDA BEM.


Entao eh isso: mtDNA nao serve p/ descendentes de Bnei Anussim. E o yDNA, que segue a linha paterna deve ser a mesma coisa. Perda de tempo.


"Ai Esther, mas e o exame que prova que o homem eh cohen e vem de uma linha paterna de cohanim, mimimi, blablabla..."


Esse exame dos cohanim eh um exame MUITO ESPECIFICO e nao um exame para o povao vendido por U$200 num website, sacous?


Ha todo tipo de exame de DNA. Esses que o povao tah comprando sao exames comerciais, os exames "simples" e nao exames especificos que ligam um individuo a uma certa linha paterna ou a um certo ascendente ilustre... exame que se compra na internet eh EXAME COMERCIAL, p/ vender mesmo, exame simplorio.




Ok, preparado p/ meu OUTRO resultado? O do Family Finder?


Depois da decepcao do mtDNA fiz o Family Finder que eh o FAMOSO exame que muitos estao sendo levados a acreditar que prova se a pessoa eh judia ou nao.


Esse eu pesquisei a respeito, e mesmo sabendo que ele nao prova nada, comprei. U$99... pq nao?


E qdo o resultado chegou, entendi que EXAME DE DNA P/ ANUSSIM EH COMO UM JOGO DE DADOS: o resultado depende da sorte. Eh isso ai.


Galera falando que eh judia por causa de DNA engana a si mesma ou foi enganada por alguem. O exame sozinho nao prova absolutamente nada.


Na verdade, o exame soh ajudaria a encontrar raizes anussitas de pessoas que possuem parentes judeus ou descendentes de anussim que possuem documentacao que provam sua ascendencia judaica.


E mesmo assim, o exame SOH TE MOSTRA UM PARENTE QUE TAMBEM TENHA FEITO O TESTE DE DNA.


Tenso, nao?


Se a pessoa que fez o teste nao tem nenhum parente que tambem fez o teste... entao nao ha como saber se ela eh anussita/judia ou nao.


Ou seja, se a pessoa nao tem parente nenhum que fez o teste, a pessoa fica sem saber de onde veio... tipo... o teste mostra os paises que seus antepassados vieram, mas nao mostra as cidades e nao fornece Historia nenhuma.



Vamos ver como funciona?


Recebemos o resultado online, da mesma maneira que o mtDNA.


Dai abrimos o resultado e... vemos nossa lista de parentes e grau de parentesco:



Dah p/ saber quem eh judeu ai? Nao, certo?


Vamos adiante p/ outra tela que mostra nossa lista de........... cromossomos:


NAO ME CLONEM!!!!

Nao sei se o mundo pode lidar com duas Esthers? Jah pensou?????


Dai tem umas outras telas p/ aqueles que conseguem construir sua arvore genealogica... eu nem perdi meu tempo... mas para quem tem uma arvore genealogica documentada, pode incluir os dados e encontrar mais parentes... eh bem legal.


Ok, mas nao eh o caso dos anussim, certo? Entao vamos p/ a tela mais legal de todas, o MAPA MIGRATORIO que eh a parte mais legal de todo o teste:



Uau... a foto tah pequenininha, mas dah p/ entender, certo?


Entao... a parte mais escura diz respeito de onde a maioria de meus antepassados de lados MATERNO e PATERNO vieram nas ultimas 5 geracoes.


E os pontinhos laranja e azul sao onde meus parentes que fizeram o teste moram!!!! Ai (nao vou mostrar) ha uma opcao que mostra os nomes deles... mas vou deixar soh os pontinhos mesmo.


Tenho 3 parentes da linha paterna que fizeram o teste, 1 em Portugal, 1 em Fortaleza e 1 em Recife (tah atras o pontinho azul, nao dah pra ver nessa imagem pequenina) e 1 parente da minha linha materna que fez o exame e mora em... RECIFE!!! Entao minha mae falou a verdade qdo disse que parte da parentela mudou pra lah.


A parte Africana da minha familia eu tbm sei o que eh, vem da familia do meu avo materno... em uma historia de amor... minha bisavoh paterna se apaixonou por um jovem Africano e fugiram p/ o Cearah... ai, esse amor que invade os coracoes : )


Enfim, o exame eh bem isso. Mostra o mapa e nome e e-mail de parentes que fizeram o exame.


DAI TUDO DEPENDE DA SORTE!!!!! Eh uma roleta russa esse exame de DNA.


Se vc tiver a sorte de ser 'aparentado' com um(a) judeu(ia) que tbm fez o teste, beleza, ele(a) vai te ajudar na procura de documentos.


Se vc nao tiver parente nenhum que fez o teste, ficarah amargurado e vai chorar no travesseiro que eu sei huahauhauahaua mas se um dia algum parente teu fizer o teste, vc saberah onde ele estah (tipo assim... temos a opcao de revelar ou nao se queremos ser contactados... vai ver tem mais parente meu escondido... vai saber)


E se vc der a SORTE GRANDE de ser parente de um descendente de Bnei Anussim que jah possui toda documentacao que prova que ele(a) eh judeu(ia), ai vc ganhou na loteria.


Confesso que antes de abrir meu resultado eu pensei... caracas... jah pensou se eu sou parente da Genie Milgron, que possui documentos de linha materna judaica ateh o seculo 15????????????


Mas...nao sou parente da Genie, entao continuo sem documentos.


Voces conseguiram ver alguma prova nessas fotos que postei de que eu sou judia de nascimento? Nao? Nem eu. Pq tais provas NAO EXISTEM.


Exame de DNA vendido online soh mostra isso mesmo. Dai vai da sorte de cada um achar parentes que ajudem a construir a arvore genealogica.


Dizem que exames de judeus ashkenazim sao muito legais de se ver pq aparecem 1000 pontos de parentes espalhados pelo mundo :D


E ha muitos ashkenazim que reclamam "Mas... pera??? Como assim tenho uma parente na Estonia??? Como assim minha familia passou pela India?" huahauahuaua muitos nao conseguem entender que uma pessoa da Estonia ou India simplesmente pode ter se convertido e se tornado seu antecessor... enfim... insisto p/ meu marido fazer esse exame, mas ele nao tem interesse.


Ok, continuando... entao... o que eu ganhei com este exame?


A coisa mais legal foi ter descoberto um parente no Brasil que EH MAIS CETICO DO QUE EU!!!! Huahauahuahaua Eu pensava que era metida a pesquisadora, mas meu primo eh pesquisador mesmo, de verdade e ele nao acredita em nada huahauahauau p/ ele tem que mostrar documentos e provas, e tenho dito! Fiquei muito feliz em saber que divido meu "sangue de detetive" com alguem que eh mais cetico do que eu. Trocamos e-mails e ele parece ser bem legal :)


A segunda coisa mais legal foi saber que a area mais escura (maior concentracao de pessoas ligadas a mim) vem na verdade de Napoles... dai passam pela Espanha e Portugal... nao tinha ideia que tinha Italianos na minha historia familiar.



E o que o FTDNA tem a dizer para quem procura por PROVAS DE ASCENDENCIA JUDAICA?


Praticamente isso:


Em poucas palavras: EH IMPOSSIVEL PROVAR QUE ALGUEM EH JUDEU SOH POR EXAME DE DNA!!!! EH NECESSARIO DOCUMENTOS COM SOBRENOMES DE ANTEPASSADOS P/ SE CONSTRUIR UMA ARVORE GENEALOGICA!!!!


DOCUMENTOS!!!! NOMES!!!! SOBRENOMES!!!!!


O exame de DNA eh soh UMA entre outras ferramentas necessarias para concluirmos se somos mesmo descendentes de judeus ou nao.



"Mas Esther, entao como eh que tem tanta gente falando que conseguiu provar que eh judeu soh pelo DNA?"


Bom... eu poderia ter mentido p/ vcs, certo? Soh p/ ficar mais "bonita na foto". Mas prefiro ficar do lado da verdade.

Quem fala que conseguiu provar ascendencia judaica SOH com DNA tah mentindo. Como vcs puderam ver, nao ha nada no exame em si que fale "vc eh judeu(ia)"... nada... o exame eh soh uma ferramenta que pode ser acrescentada a outras (documentos, familiares encontrados etc.) e ai sim podemos construir uma HISTORIA JUDAICA PESSOAL.


Ai vai outra foto soh p/ confirmar:



Esta foto acima sao as perguntas mais perguntadas (hahaha sei que sou redundante as vezes, eu sei...) sobre encontrar provas de Judaismo no codigo genetico... e vc vai notar a palavra "challenge", "challenging" que significa 'desafio', 'desafiador' que eh a maneira educada de dizer MISSAO IMPOSSIVEL.


Entao eh isso, fiquei muito feliz de encontrar um primo distante que eh cetico e super ocupado em suas pesquisas, meus outros "primos" e "primas" que contactei nao me responderam ainda... e pode ser que jamais me respondam... e se um dia algum(a) outro(a) "primo(a)" fizer o exame, poderei ver onde ele(a) estah e continuarei perguntando "Vc eh descendente de Bnei Anussim?"


Entao fica a mensagem Brasil: exame de DNA NAO PROVA NADA!!!


Se alguem pedir seu dinheiro, prometendo que vai te dar a prova que vc eh judeu(ia) atraves de DNA, CHAME A POLICIA!!!! Estelionato!!!


Ai vai a pena:


Estelionato Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. § 1º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor o prejuízo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, § 2º.




Agora vcs entendem pq DNA nao eh aceito como prova de Judaismo em NENHUM beit din do mundo, certo? Pois eh.


Mas se vc tem dinheiro sobrando eh quer se aventurar nesse "jogo de dados" da genetica, vem pra turma vc tbm. (soh vao vai chorar no travesseiro depois que pega mal huahauahauahauhaua assuma o que fez!!! huahauahauhaua)



GRUPOS DE DNA

Dentro do site ha uma opcao bem legal que eh a de fazer parte de grupos. Cada grupo eh composto por pessoas que fizeram o teste e que possuem um interesse em comum.


Entao... uma pessoa que fez o teste pode entrar em um grupo de pesquisa sobre Bnei Anussim... MAS NAO EH TAO FACIL ASSIM achar os grupos... eu nao tive paciencia... um dia me aventurarei a encontrar esses grupos que ouco falar e nao encontrei ainda...


Dai, dentro deste grupo pode-se conhecer pessoas que podem vir da mesma regiao dos seus antepassados e sei lah... tvz vcs encontrem documentos... vai saber.


Se um dia eu descobrir como eh que se entra em um desses grupos, conto pra vcs.




O ERRO DA MATERIA DA RECORD


Agora que todo mundo sabe a verdade, se vcs verem novamente a materia da Record, vcs irao perceber o tamanho dos erros que esta materia dah a partir dos 23 minutos do video.


1. o reporter diz que o exame de dna mostra "quem tem sangue judeu ou nao". MENTIRA.


2. o reporter diz que o tal pesquisador "garante que o fim dessa duvida estah em kits como esse aqui". MENTIRA


3. ele chama o Roberto Grobman de pesquisador... bom... eu tambem sou pesquisadora, nao? E vcs ai do outro lado da tela que estao pesquisando este post tbm sao podem se auto-denominar 'pesquisadores', nao? NOMENCLATURA CORRETA EH TUDO. A palavra 'pesquisador' usada sozinha nao quer dizer muita coisa... dai o tal Roberto Grobman diz que eh possivel saber "sem duvida, eh possi vel sim"... "tanto pelo lado materno quanto pelo lado paterno". MENTIRA


4. Ai o reporter diz que segundo "pesquisador" eh possivel "regredir ateh 111 geracoes"...well... soh se for pelo mtDNA que mostra as geracoes de 120 mil anos atras... MAS ELES NAO EXPLICAM ISSO, CERTO?


5. Dai o "pesquisador" diz que jah sabia que tinha sangue de judeu Europeu... dai descobriu que tinha tbm de Sefaradita...well... nao eh bem assim que a banda toca... o cara diz que tem 91% de "sangue Ashkenazi"... tipo assim... como ele descobriu isso??????????????????????????? Eu tenho 64% de "sangue Europeu", como vcs podem ver na foto do meu mapa familiar... mas... nao ha NADA no mapa que mostre Judaismo ou Ashkenazi ou Sefaradita...


Qdo eu vi essa materia eu pensei "serah que ele descobriu isso em um dos grupos de pesquisa????"... mas eu suspeito que nao... enfim... nao sei de onde ele tirou essa informacao, mas gostaria de saber, assim fica provado que ele nao tah mentindo em rede nacional.


Dai depois o obvio me deu um tapa na cara: MAS QUE RAIO DE NOME EH GROBMAN???????????????????? Isso EH um nome Ashkenazita... entao o cara eh judeu??????????????? Pow... dai se o cara for judeu, eh obvio que ele tem certeza de onde veio os 91% de "sangue Ashkenazi" ... e... nao foi atraves do exame de DNA... enfim... Grobman NAO EH um sobrenome Sefaradita... ai, ai... o cara descende de Europeus e tem ateh sobrenome Europeu... aff... ou seja, se a Gisele Bundchen fizer o exame, vai mostrar que ela eh 90% Europeia ou coisa assim... assim como muitos dos brasileiros que moram no Sul do Brasil... que nao sao judeus...mas se fizerem o teste terao resultados bem semalhantes ao sr. Grobman.


Entendeu a malicia? Ele nao eh judeu (espero que nao seja, depois de ter dado um vexame desses em rede nacional), mas eh descendente de Europeus... e nao precisa de DNA p/ saber isso, certo? Soh o sobrenome dele jah deixa claro que sua familia nao veio da Peninsula Iberica.


Dai, soh por curiosidade, digitei o nome dele no Google e vi essa foto dele com Edir Macedo:



Dai... cliquei no site do Estadao... e vejo que "Acusador de Gabriel Chalita – ex-secretário de Educação (2003-2007) do governo Geraldo Alckmin (PSDB) –, o analista de sistemas Roberto Grobman reapareceu em Israel como ‘pregador’ da Igreja Universal do Reino de Deus. Em vídeo que gravou para o bispo Edir Macedo, líder da Universal, Grobman diz que agora é um empresário bem sucedido no Oriente Médio. O vídeo está destacado na página da internet do bispo Macedo."


Entao... o sr. Grobman que eh chamado na materia de "pesquisador" eh na verdade um analista de sistemas? Que se tornou 'pregador' da Universal? E hoje eh um 'empresario bem sucedido no Oriente Medio'??????????????????? Agora soh falta alguem dizer que ele eh o representate do FTDNA no Brasil... se ele for, entao entendo pq o desespero em desinformar o pais inteiro em rede nacional de TV, fazendo com que inocentes gastem dinheiro que nao possuem com exame de DNA...


Afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff..........................................


Aprenda a pesquisar, Brasil!


PRIMOOOOOO, SE VC TIVER LENDO ISSO, ESSA PESQUISA DEDICO A VOCE E NOSSA FAMILIA! SIM, SOMOS CETICOS E EH ISSO QUE NOS DEFINE E NOS SALVA!!!! HUAHAUAHUAHAUAHUAAU YEAH!!! NAO ACREDITAMOS EM NINGUEM ATEH QUE VEJAMOS PROVAS!!!! YEAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH!!!


Ponto pra minha familia :)


Espero ter ajudado e se for fazer o exame de DNA, faca-o consciente dos resultados que terah.



Kol tuv,



Esther


bottom of page