© 2015 por Vida Pratica.  

Onde estarei à meia noite?

 

 

Os dias que antecedem Pessach são os mais corridos na vida de uma mulher!

 

Além da correria do dia a dia, ainda vem mais uma responsabilidade… limpar a casa minuciosamente para o Chag!

 

No meio de tanta limpeza, a gente também precisa de algo para o chizuk da nossa neshama!

 

Pessach é um Chag onde praticamente 90% do preparo e da realizaçao está nas mãos das mulheres, os homens ajudam, sim.. mas somos nós que ficaremos como responsáveis caso fique algum Chametz pra traz, D-us nos livre!

 

A gente trabalha tanto que realmente quando cantamos ‘Avadim haino b'Mitzraim”... fica aquela sensação de alivio! Ufaaa… Essa semana fomos escravas mesmo… Talvez nem precisava tanto exagero, mas como se diz em Israel… "BePessach, col echad im hashigaion shelo" : 'Em Pessach cada um com a sua loucura'. Se for pra mérito da Mitzva, faça o que voce achar que deve… aumente as chumrot!!!! Voce é livreee!

 

Quando chega a hora do Laila Seder a gente só quer sentar e recostar (as Sefaradiot recostam, as Azquenaziot não) para saborear a Matzá!

 

São tantas preocupações que envolvem o Seder de Pessach… Será que a comida dá? Será que fulano senta ao lado de cicrano? Será que as crianças vão se comportar? Sera, sera, seraaaa…. A verdade é que certamente alguma coisa vai dar errado… ah vai!

 

Mas o importante é o que vai dar certo!!!!

 

E o que vai dar certo?

 

Vamos saber já!

 

Os chassidim contam que na noite de Pessach, participamos de um ato muito espiritual! Nesta noite não tem uma casa que não esteja sob a SHEKINAH de HA KADOSH BARUCH HU… Isso mesmo!

 

Estamos recontando uma história REAL… Estamos contando o quão grande é HASHEM e seus feitos…

 

Bore Olam está presente em todos os lares… Eh como se a sarça ardente ficasse à  sua porta… A verdade é que todos vivenciamos um GUILUI ANAC.

 

Podemos comparar Pessach com Yom Kipur.

 

Em epoca de Yom Kipur, temos dias para arrependimento, para analisarmos nossos corações e assim nos prepararmos para a purificação… em Pessach estamos limpando o chametz de nossas casas, mas nao podemos esquecer do chametz de dentro de nós.

 

Yom Kipur temos um shabat especial: SHABBAT TESHUVA.

Em Pessach temos o shabat especial: SHABBAT HAGADOL.

 

Entre outras semelhancas temos uma diferença: Em Yom Kipur o Kohen Gadol fica responsável de ir ao Kodesh Hakodeshim e nos purificar…

Em Pessach nós temos o mérito de jah estarmos sob a SHEKINAH de HASHEM…

 

Em Pessach não tem mehitza, nao tem cortina e nem véu (entre a Shekina e o povo)…

 

Podemos estar sob a presença do Bore Olam e contar mais uma vez o quao grande é nosso D-us!!!

 

Conta-nos o misticismo judaico que na hora da Chatzot é quando esse guilui está em alta… Todos estamos ali cantando Shir Hashirim, Halel… são muitas pessoas salmodiando a HaShem… Imagine o quão grande é isso espiritualmente!

 

Neste dia não existe titulos…. não tem haredi, dati leumi, hiloni, reformi… TEM AM ISRAEL…. e todos podem participar deste guiliu shekina!!!!

 

Para terminar… Certa vez contaram a um Rav sobre a história de Cinderela… Ele muito entusiasmado disse, "Ora mas é a historia de Pessach… a menina era escrava, aparece uma fada e faz dela princesa… a meia-noite (hora das chatzot) ela tem que ir embora e deixa o sapatinho de cristal e volta a ser escrava… o principe que achou o sapatinho a encontra e faz dela sua princesa…"

 

Até o escritor entendeu que a hora das chatzot é uma hora que tem um peso espiritual!

 

A diferença é que nós fomos escravos, fomos salvos e libertados da escravidão e a meia noite não tivemos que voltar para a escravidao!!!! A meia noite estaremos sob a SHEKINAH DO BORE OLAM!!!!!!!!!

 

Que possamos todos estar a meia noite salmodiando ao único, poderoso e digno de ser louvado!!!! Ha Kadosh Baruch Hu!

 

Pessach Kasher v Sameach!

 

Beijo no coração

 

Morá Rivkah Bennun


 

Please reload

Posts Destacados

O Que é um Rabino? O Que é Semicha?

October 21, 2018

1/10
Please reload

Procure por Tags