TIHYE ET HACHAMETZ HATOV! by Morah Rivkah Bennun

A Chala e o símbolo principal de chametz. Usamos chala todos os shabatot e

chaguim, ao mesmo tempo que usamos o pao todos os dias!

Quando chega a época de pessach e temos de eliminar todo o chametz não eh uma tarefa tao fácil, já que o pao eh um alimento tao importante na mesa de todo yehudi ... eh uma reeducação tanto alimentar quanto espiritual!

Sabemos que a palavra chala, significa oferenda de massa, essa porcao, do

tamanho de um ovo era dada aos cohanim na época do Beit HaMikdash. Hoje em dia como não temos mais o Templo Sagrado (ainda, que seja reconstruído o mais breve possível) tiramos essa porcao, fazemos uma beracha e queimamos a massa.

Essa eh uma das três mitsvot destinadas especificamente à mulher que sao:

- acender as velas de Shabat

- cuidar das leis de Taharat Hamishpachá (Pureza Familiar) e

- hafrashat Chalá (separar a massa)

E como se cumpre essa mitzva?

Sempre que fazemos uma massa solida feita com farinha de trigo, cevada,

centeio, aveia e espelta ou a mistura de qualquer um desses e que contenha mais de 1k666g temos de fazer a separação da massa e fazer beracha.

(NOTA DA ESTHER: nunca interfiro nos posts da Morah Rivkah, que eh Sefaradita, mas neste tenho que adicionar um pontinho de 'informacao extra' no final do post, p/ quem segue a opiniao Ashkenazita)

Com menos de 1,200 kg não é necessário separar parte da massa; porém há quem costume recitar a bênção já a partir de 1,666.5kg, de acordo com a opiniao do R. Ovadia Yossef z"l.

No primeiro Shabat depois de Pesach temos o costume de assar uma chala em

formato de chave. Isso seria uma segula para parnassa (prosperidade) e também como temos o Shabat mevarchim, abençoando o novo mês de Iyar! Fazemos a chala em forma de chave com o proposito de parnassa tovah e para segula de casa própria entre outros motivos relacionados a parnassa da familia!

Comeco a pensar em como podemos reintroduzir o chametz em nossas vidas....

Ora, estivemos uma semana limpando e limpando, procurando nos locais mais

impossíveis de ter chametz em nossos lares e também em nosso interior... mas ai

passa Pessach e bummmm... vamos la outra vez!

Acredito que devemos dar ao chametz uma chance de fazer o bem? Ahnnn?

Como assim? Isso mesmo.. Chametz do bem!

Sejamos o chametz do bem! Que possamos fermentar coisas boas!!! Alegria,

amizade, bondade, carinho, companheirismo, romantismo... que possamos SIM

fermentar coisas boas!!! E que cresca muitooooo!

O chametz ruim que tiramos antes de pessach já foi.... temos que focar agora

no chametz bom, aquele que faz crescer e fermentar apenas sentimentos bons, aquele que nos faz ter midot tovot... aquele que nos faz crescer diante das nissaionot que quetemos na vida!

Sou do pensamento que temos que ser OHR aonde quer que estejamos!

Seja OHR não seja Hosher (escuridão)

Seja AHAVA não seja Sina (odio)

Seja SHALOM náo seja Milchama (guerra)

Não guarde MEMER (rancor)

Seja YEHUDI náo seja RASHA (perverso)

Beijo no coração,

Mora Rivkah Bennun

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOTA DA ESTHER : Nunca interfiro nos posts da Morah Rivkah, que eh Sefaradita, mas neste tenho que adicionar uma informacao extra p/ Ashkenazitas:

ASHKENAZIM = segundo a opiniao do Chazon Ish, que eh seguida pela maioria de nos, separamos challah sem a bencao qdo trabalhamos com 1.2k de farinha e separamos a challah com a bencao qdo trabalhamos com 2.250kg.


Sim, eh isso mesmo, a quantidade de massa eh maior que a usada pelos Sefaraditas.


Em alguns lares Ashkenazitas, eh comum colocar um pouco de perfume na massa separada, coloca-la dentro de um saco plastico e joga-la no lixo de uma maneira respeitosa, em vez de queima-la no forno.


Pq colocamos perfume? Para que nenhum animal sinta-se tentado em come-la, jah que a massa separada p/ bencao nao pode ser consumida.


Essa pratica eh muito comum qdo fazemos challah em grupos, pois a massa separada de todas as participantes atinge um tamanho bem grande. Qdo isso acontece (100 mulheres, por exemplo, se unem p/ fazer hafrashat challah juntas), as participantes separam o pedaco da massa para fazer a bencao, e apos a bencao eh concluida, a responsavel pelo evento coleta o pedaco de massa usada por todas as participantes, a coloca em 2 sacos plasticos, coloca uma boa quantidade de perfume sobre a massa (p/ assustar animais que se sentiriam atraidos pelo cheiro da massa pura) e respeitosamente a joga no container de lixo.



Posts Destacados
Procure por Tags

© 2015 por Vida Pratica.