Perguntas & Respostas sobre Israel 2

Ai vai a segunda parte das respostas:
A Amanda Gaio pergunta:
1. "Qdo os ortodoxos ou haredim pedem dispensa, eles tem que fazer outro trabalho? Pq aqui no Brasil, o rapaz pode pedir dispensa por questões religiosas, mas deve cumprir outro trabalho imposto pelo Estado."
Nao. Qdo um homem haredi (ultra-ortodoxo) declara ao Estado de Israel que nao vai ao exercito, o Estado nao lhe cobra nada, o rapaz soh tem que continuar estudando em sua yeshiva por tempo integral (o dia todo).
MAS CUIDADO COM O FACEBOOK, RAPAH!!!! Siiiiiiimmmm meninos e meninas... muitos espertalhoes em Israel tentam dar o "golpe do haredi" pra enganar o Exercito e falham pq o Facebook tem uma lingua maior que a do Google. A coisa vai assim: alguns golpistas se dizem haredi, maaaaaaas o Exercito que nao eh bobo nem nada, checa o Facebook de todo mundo e encontra em alguns perfis fotos naaaaaaada condizentes com o modo de vida haredi, dai... o Exercito vai atras e o rapaz tem que servir HUAHUAHAUHAUAUAUA
Ai vai um exemplo de um rapaz que se disse haredi, maaaaaas a namorada postou uma foto deles em uma situacao nada haredi, entao... o Exercito correu atras do moco e agora ele terah que servir que nem todo mundo: http://www.jpost.com/Israel-News/Report-IFD-to-draft-haredi-man-seen-kissing-woman-in-Facebook-post-448682
Esses rapazes atendem yeshiva e tudo, mas... se vai a festas, sai com garotas, ouve um som do bom e come pipoca no cinema... nao eh haredi. E se nao eh haredi...
IMPORTANTISSIMO: Soh haredim cujos rabinos ou rebbes sao CONTRA o Estado de Israel podem pedir dispensa do Exercito, por exemplo, Satmar. Alguns haredim cujos rabinos ou rebbes apoiam o Estado, se alistam. Alguns haredim MESMO QUE SEUS RABINOS E REBBES SEJAM CONTRA, se alistam do mesmo jeito, pq eles querem servir ou simplesmente FUGIR do mundo haredi e o Exercito funciona como uma valvula de escape.
Ha muitas camadas de "haredismo" e muitas liderancas religiosas em Israel... nao pensem que eh tudo um "balaio" soh, que nao eh. Ortodoxos que NAO sao haredim, tem que se alistar, nao ha desculpas, jah que suas liderancas religiosas nao se opoem ao servico militar.
Esse negocio todo de haredim nao se alistar gera discussoes tremendas... o Governo tentou obrigar recentemente, mas foi um aue tao grande e gerou tanta briga e protestos, que o Governo decidiu pegar mais leve... eh um assunto bem extenso e cheio de complicacoes.
QUAIS OS REQUISITOS P/ QUE UM RAPAZ HAREDI SEJA ISENTO DE SE ALISTAR?
Ateh o ano de 2023, como mostrado nesta materia http://www.timesofisrael.com/knesset-set-to-approve-ultra-orthodox-draft-exemptions-until-2023/, o rapaz haredi que nao quer prestar servico militar em Israel precisa comprovar que estuda em uma yeshiva por 45 horas semanais, ter consentimento de seu lider religioso (rabino ou rebbe) e VIVER uma vida haredi em todos os sentidos. Depois de 2023, ninguem sabe se o servico militar oferecerah este tipo de isencao.
Nao eh um lance de "Ei, eu sou haredi, nao vou e lide com isso"... nao eh bem assim... o rapaz precisa conversar o diretor da yeshiva (Rosh Yeshiva) e ver quais documentos sao necessarios para levar ao Exercito, a fim de conseguir a isencao.
Eu nao conheco pessoalmente nenhuma familia cujo filho foi isento do servico militar israelense, mas ateh onde eu li, a isencao dada ao rapaz haredi nao cobre todos os anos do servico militar, mas somente 6 meses, e precisa ser renovada qdo os 6 meses se expirarem. Mas isso eh o que leio em diferentes midias, como disse, nao conheco pessoalmente nenhum jovem que pediu isencao, entao nao sei 100% como funciona.
Porem, se o rapaz haredi receber a carta de recrutamento e simplesmente nao se apresentar, ele corre o risco de ser preso (como alguns jah foram). O rapaz deve consultar seu Rosh Yeshiva pra ver o que fazer qdo a carta de recrutamento chegar.
E ainda por cima, o Exercito possui INVESTIGADORES que irao pesquisar a vida pessoal do rapaz que pediu isencao, para ver se ele nao estah tentando dar uma espertalhao (como se registrar numa yeshiva, mas nao cumprir as 45 horas de estudo, entre outros fatores).
Nesta materia, vemos que o Exercito irah cancelar cerca de 4000 isencoes feitas por rapazes que se disseram haredi, mas foram pegos em situacoes nada haredi, e tais rapazes terao que prestar servico militar ou contratar um advogado muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom para defende-los: http://www.timesofisrael.com/idf-said-to-revoke-4000-exemptions-for-haredi-men/
Essa historia de alistamento obrigatorio para haredim ainda estah pendente na Corte Suprema Israelense, por isso tudo parece tao incerto e as decisoes e leis sobre este assunto mudam frequentemente.
A Fabiane pergunta:
2."agora me ocorreu de perguntar como fazem os(as) atletas, competem aos sábados??? Ortodoxos não podem ser atletas???"

Acima, AJ Edelman, conhecido como "The Hebrew Hammer" (O Martelo Hebraico) judeu ortodoxo de Boston, Massachusetts. Na foto ele coloca seus filacterios antes de uma competicao, ao se preparar para representar Israel na Olimpiada de Inverno de 2018.
Podem ser atletas, mas nao competem nos Sabados. Se um atleta ortodoxo conseguir chegar na Olimpiada e a competicao que lhe renderia uma medalha acontece no Shabbat, ele(a) nao compete.
Alem do Shabbat, ha tambem os feriados judaicos, entao o atleta religioso tem que se preparar para isso tambem. Por exemplo, atletas ortodoxos que competem em Olimpiadas de Inverno ainda tem que acender as 8 velas de Chanukah, e assim por diante.
Ai vai uma listinha da Jew in the City mostrando 8 atletas ortodoxos de destaque:
http://jewinthecity.com/2016/08/8-orthodox-jewish-athletes-you-should-know/
Uma materia inspiradora de atletas que sao judeus religiosos: http://www.breakingisraelnews.com/46915/israels-religious-olympic-contender-inspire-next-generation-jewish-athletes-inspiration/
Uma materia sobre o sonho olimpico de AJ Edelman: http://www.timesofisrael.com/will-the-hebrew-hammer-achieve-his-2018-winter-olympics-dream/
Zay gzunt a todos!
Esther
obs: acho que jah estao cansados do meu "Kol tuv", certo? huahuhaua
Galera do Yidish diz "kol TUV", galera do Hebraico diz "kol TOV" Essa expressao significa (mais ou menos) "Tudo de bom", eh o tipo de coisa que dizemos qdo terminamos uma ligacao telefonica, um encontro informal, etc.
Zay gzunt eh tipo "fique bem, ateh a proxima!" em Yidish, eh um tipo de 'tchau' bem informal.