© 2015 por Vida Pratica.  

RAPA-Dreidel

 

RAPA DREIDEL (SEVIVON)

 

Hoje a tarde eu comentei no primeiro FACEBOOK-LIVE do Vida Pratica Judaica sobre o "rapa dreidel" que eh o sevivon (sevivon eh hebraico e dreidel eh yidish) com letras ocidentais. Um sevivon tradicional possui letras em Hebraico... mas esse "rapa dreidel" possui letras em Portugues.

 

O artigo do Jewish Press que mencionei tambem saiu algum tempo atras no jornal Arutz Sheva, escrito pelo renomado Rabino Dr. Elyahu Safran.

 

Voce pode ler toda a historia aqui:

 

http://www.israelnationalnews.com/Articles/Article.aspx/19968

 

Em resumo, ele descreve na primeira metade do artigo a devastacao causada pela Inquisicao e como os Bnei Anussim de Portugal fizeram o seu melhor para manter suas tradicoes.

 

Na segunda metade do artigo, ele nos conta que eh um grande colecionador de dreidels e que em uma viagem a Portugal, foi informado em uma loja sobre a existencia de um brinquedo com formato de piao que eh usado por criancas na epoca de Natal num jogo chamado RAPA.

 

Obviamente, ele conseguiu comprar alguns exemplares deste exotico dreidel com letras em Portugues e o orgulhosamente o mostra em sua colecao.

 

TRADUCAO DA SEGUNDA METADE DA MATERIA 

 

"Dreidels são meu talismã. Eles me tranqüilizam da maneira mais inocente e deliciosa, afirmando que nossos milagres continuarão. E assim, onde quer que eu esteja, procuro por dreidels. Minha coleção abrange o globo e assim, encontrando-me em Portugal eu naturalmente procurei por dreidels.

 

Mas onde poderia encontrar um? Não havia lojas de artigos judaicos em Portugal.

 

Enquanto continuávamos nossa turnê (de turismo), continuei minha busca (por algum dreidel). Durante uma conversa, foi-me dito que havia uma loja que vendia dreidels com letras inglesas. Letras em inglês! Em um dreidel? (dreidels sao feitos somente com letras em Hebraico)

 

Em Portugal? Isso, eu tinha que ver.

 

Infelizmente, eu não consegui encontrar a loja. No entanto, quando voltei para Nova York, continuei minha busca. Se havia tal coisa como um "dreidel Português", então eu tinha que ter um!

 

Como voces podem imaginar, eu não consegui localizar tal "dreidel Portugues". O mais próximo disso que eu consegui encontrar (pela internet) foi um Rapa-dreidel, que tem um topo de madeira (quadriculado) e letras inglesas. Eu contactei o proprietário da loja através da Internet. Ela informou-me que as crianças brincavam com o Rapa durante a temporada de férias e tinha algo a ver com "apostas de brincadeira".

 

Sério? "Que feriado?" Eu perguntei. "Natal." Por que, eu perguntei, eles usariam um dreidel no Natal? Ela não sabia, mas ela me assegurou que, "... judeus também costumavam jogar este jogo."

 

Intrigado, eu a pressionei para obter mais informações. Mas ela disse que isso era tudo que ela sabia. Ela não conseguia explicar-me por que as crianças portuguesas levavam este tampo de madeira, com as letras RTDP adornando os seus lados. Ela não conseguia explicar por que as crianças apostavam botões, feijões ou doces ou porque o "R" (rapa - tomar tudo), ou o "T" (simboliza "pegue um" ... tomar) ou a letra "D" ou por que as "regras" do Rapa eram tão parecidas com as regras do dreidel.

 

Quanto mais eu a pressionava, mais ela "não sabia", mas entao eu a pressionava ainda mais! Eu vim a aprender que havia muitos "judeus" presentes na cultura portuguesa. Mulheres que acendiam velas nas noites de sexta-feira sem saber exatamente por que, apenas diziam "é assim que sempre foi feito"! Mãe acendeu velas. Vovó acende velas. Sua mãe antes da vovo acendia velas.

 

Posteriormente, eu vim a aprender que o rapa-dreidel tinha sido adotado por um número de culturas que permitiu que suas origens se perdessem na névoa do tempo.

 

Um jogo semelhante na Alemanha era conhecido como "totem", enquanto na França era chamado de "toton". Uma pintura 1735 famosa por Chardin, de "L'enfant au toton" (a criança com o dreidel) é testamento a sua popularidade."

 

 L'enfant au Toton

 

 

ESPERO que vc tenha gostado da traducao!!! Se vc quiser contactar Rabino Dr. Elyahu Safran, o site da OU (Orthodox Union) nos fornece este email: e1948s@aol.com - https://www.ou.org/torah/author/rabbi_eliyahu_safran/#?

 

Serah que o jogo do RAPA tem mesmo alguma conexao ao dreidel usado pelos judeus do leste europeu? Ou serah que tudo nao passa apenas de uma coincidencia, e que esse tipo de jogo, usando um piao quadriculado era popular em toda europa?

 

O quadro 'L'enfant au toton' possui um piao... mas o formato eh bem mais refinado que "dreidel quadradao"... eu acho interessante pesquisar mais sobre este tema.

 

O ponto que mais me intriga neste jogo do rapa eh que segundo a materia, ele era popular durante o Natal. Pq nao em Janeiro ou durante o verao, qdo os dias sao mais longos e as criancas tinham mais tempo para brincar ao ar livre?

 

Eu vou dar uma pesquisada e escrever alguns emails para descobrir em qual cidade (ou ateh mesmo bairro) de Portugal este jogo era (ou ainda eh) mais popular, se ha algum fabricante antigo de brinquedos artesanais que ainda faz o rapa, entre outras questoes.

 

Se eu descobrir algo, informarei aqui!  

 

 

 

Kol tuv,

Esther

 

 

Please reload

Posts Destacados

O Que é um Rabino? O Que é Semicha?

October 21, 2018

1/10
Please reload

Procure por Tags
Please reload