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Uma Analise Halachica Sobre Bebidas Alcoolicas em Purim

 

 

Beber ou Nao Beber? - Uma Analise Halachica Sobre Bebidas Alcoolicas em Purim
Rabino Yehuda Spitz

 

Voce pode sentir Purim se aproximando? Quem nao se antecipa anualmente por este Yom Tov extravagante, que traz dancas, mishloach manot, fantasias coloridas, e eh claro, a leitura da Megilah? No entanto, para muitos, eh a mitzva de tomar bebidas alcoolicas o que eles realmente estao esperando.

 

Jah que Purim eh descrito na megila como como umdia de MISHTE (uma refeicao com vinho) e que o milagre de Purim parcialmente ocorreu durante uma dessas refeicoes, ha entao uma rara dispensa da conduta dentro da norma, e uma aparente obrigacao de beber vinho (ou demais bebidas alcoolicas). Espera-se que o vinho possibilite a pessoa que o bebe de experimentar o lado sublime e espiritual de Purim. Porem, beber demasiadamente pode tambem, infelizmente, resultar consequencias catastroficas. Se eh assim, entao como funciona exatamente a mitzvah de beber em Purim?

 

A Gemara (uma das maneiras de como chamamos trechos do Talmud ou ateh mesmo o proprio Talmud), em Megillah (7b) nos apresenta uma regra bem famosa: uma pessoa deve beber e ficar intoxicada em Purim ateh que ele nao consiga mais diferenciar entre “maldito seja Haman” e “abencoado seja Mordechai”. O significado simples desta frase nos ensina que nos devemos beber excessivamente em Purim.

 

No entanto, como veremos a seguir, esta frase nao eh simples, ela eh na verdade bem mais complexa do que aparenta.

 

A PROXIMA LINHA desta Gemara nos conta a fascinante hisoria de Rabba e Rabino Zeira, quando ambos beberam em excesso durante uma refeicao de Purim. No estupor da bebedeira, Raba matou Rabino Zeira. Quando Rabba se encontrou sobrio e lembrou o que tinha feito, ele rezou para que Rabino Zeira fosse trazido de volta a vida. As tefilot (rezas) dele foram respondidas e Rabino Zeira retornou ao mundo dos vivos. Porem, no ano seguinte, Rabino Zeira recusou o convite de Rabba para a seudah de Purim, dizendo que jah que um milagre nao eh uma ocorrencia corriqueira, entao nao podemos depender deles.

 

Embora existam DIFERENTES INTERPRETACOES desta historia (Morte espiritual? Serah que Rabba humilhou R. Zeira em publico? Serah que Rabba deu tanto alcool a R. Zeira, ue o proprio R. Zeira se humilhou em publico? etc) e muitas explicacoes de que ela nao deve ser entendida literalmente, muitos comentaristas ficaram preocupados com as palavras escolhidas para descrever esta historia.

 

Se a regra eh que devemos nos embebedar em Purim, entao por que esta historia de Rabba e R. Zeira, que descreve claramente uma consequencia drastica e tragica do ato de beber em excesso, eh contada logo em seguida? Que mensagem a Gemara quer nos ensinar?

 

 

 


Ad D’ad D’lo Yada… (uma pessoa eh obrigada a beber…)

Muitas autoridades, incluindo o Rif (R. Yitzhak Alfasi Cohen 1013–1103) e o Tur (Rabbi Jacob Ben Asher  1269-1340), quando codificaram esta mitzvah, realmente usaramum entendimento simples desta Gemara, que eh a que uma pessoa deve beber ao ponto de nao conseguir diferenciar ‘amaldicoado seja haman’ e ‘bendito seja Mordechai’.

 

No entanto, Rabino Efraim, citando esta halacha sob a interpretacao do Ran e Baal Hama’or, nos diz algo totalmente diferente! R. Efraim mantem a opiniao de que jah que a Gemara nos conta a historia de Rabba e R. Zeira logo apos a mitzvah de se embebedar (…) de acordo com seu entendimento, eh proibido se embebedar em Purim!

 

 

 


 

Outras Opinioes

Uma explicacao diferente desta Gemara eh que uma pessoa nao precisa ficar bebada “de pedra”. Na verdade, muitos comentaristas oferecem muitas explicacoes racionais sobre as intencoes desta Gemara.

 

Alguns dizem que deve-se beber ateh que nao consigamos fazer “acrobacias mentais” de adicionar para calcular a Gematria (calculos matematicos baseados em letras hebraicas) de “arur haman and baruch Mordechai” (dica: a gematria desta frase eh 502). Bebe-se bem  menos do que se imagina para chegar a este ponto de nao calcular mais a gematria.

 

Outros explicam que deve-se beber ateh que a pessoa nao consiga decidir qual milagre foi maior: a queda de haman ou a ascensao de Mordechai. 

Outra interpretacao eh que deve-se beber o suficiente para nao mais ser capaz de recitar um poema para Purim, usando o Alef-Beit (letras hebraicas) em ordem, como se fizesse um acrostico.

 

Uma outra opiniao eh que alguem deve se embriagar somente ao ponto de nao mais ser capaz de agradecer Hashem propriamente por todos os milagres da nossa salvacao ocorrida em Purim. 

Eh claro que muitas autoridades no decorrer do tempo se sentiram desconfortaveis com a interpretacao literal tomada pela Gemara de beber em Purim, e cada uma delas interpreta e nos dah instrucoes para que essa Gemara nao nos pede para que fiquemos completamente bebados.

 

Rabino Manoach Hendel da cidade de Praga, contemporaneo do Maharal de Praga (que viveu nos anos 1500 da Era Comum) cita muitas explicacoes que elucidam esta Gemara. Eh interessante como o unico fator que todas as explicacoes possuem em comum eh que nenhuma delas interpreta a Gemara como um pedido de ficarmos bebados! (…) Mas ao inves disso, uma pessoa deve beber somente um pouco mais do que ele costuma beber ateh ele cumprir o dito de “ad d’lo yada”.

 

Em fato, embora o Shulchan Aruch aparente concorda com a interpretacao do Tur, em que alguem deve realmente se embriagar, devemos notar que o comentario feito no Beit Yosef (outro livro escrito por Yossef Caro, escritor do Shulchan Aruch), rejeita completamente a bebedeira, citando exclusivamente R. Efraim e o Orchos Chaim (um livro classico e muito famoso) que se refere ao ato ficar bebado em Purim como a pior das transgressoes, e conclui que uma pessoa deve simplesmente beber um pouco mais do que ele eh acostumado a beber regularmente. 

 


Basta Dormir

O Rambam oferece uma outra alternativa. Ele mantem a opiniao de que deve-se beber em Purim ateh que a pessoa caia no sono e durma, sem necessariamente chegar ao ponto de ficar bebada. Enquanto dorme, a pessoa certamente nao consegue distinguir entre ‘arur haman’ e ‘baruch Mordechai’! Esta opiniao tbm se encaixa com a famosa regra do Rambam escrita em Hilchot Dei’chama uma pessoa que se embebeda de ‘pecador’ e ‘uma desgraca’.

 


Rema
O Rema (R. Moses Isserles, 1520-1572), enquanto codificava a quantia apropriada que uma pessoa deva beber em Purim, combina ambas as opinioes citadas acima: que deve-se beber somente um pouco mais do que estamos acostumados a beber regularmente, e entao deve-se ir dormir.

 


Entao… Qual eh a Halacha?

Muitos gedolim (grandes Rabinos legisladores) contemporaneos seguem a opiniao do Rema, entre eles o Chofetz Chaim (1839 -1933), o Steipler Gaon (Rabbi Yaakov Yisrael Kanievsky 1899-1985) e Rabino Shlomo Zalman Auerbach (1910-1995).

Deve-se tambem ser notado que muitas grandes autoridades rabinicas que opinam que deve-se beber ateh ficar-se bebado incluem o Yaavetz (R. Jacob Emden, 1697 – 1776), Shaarei Teshuva (livro escrito por R. Yonah of Gerona, R. Yosef Liebler e editado por R. David Kahn), Chayei Adam (escrito por Rabbi Avraham Danzig 1748–1820), Kitzur Shulchan Aruch e o Kaf Hachaim (escrito por Yaakov Chaim Sofer  - 1870–1939) nos informam que se uma pessoa beber e ficar leniente e deixar de praticar uma unica mitzvah, como fazer ‘netilat yadaim’, dizer o Birkat Hamazon ou rezar pelo Sidur enquanto estiver bebado, eh preferivel nao beber nada, para assegurar que todas as acoes desta pessoa permanecam l’sheim shamayim (de acordo com os ceus).


O Peri Hadash (Tambem conhecido como Pri Chodosh, escrito por R. Hezekiah da Silva 1659–1698) (…) nos conta que em seu tempo, centenas de anos atras, com o declinio dos valores morais pela sociedade, eh apropriado seguir a opiniao do R. Efraim, e soh beber um pouquinho mais do que o costumeiro. Desta maneira, ninguem vai, chas v’shalom (Deus proiba) transgredir nenhuma das proibicoes da Torah (…). 

 

Se assim era ha centenas de anos atras, quao relevante eh para nos hoje em dia o texto do Pri Chodosh, jah que lidamos com o crescente problema de alcoolismo entre adolescentes e nao se passa um unico ano em em que nao ouvimos historias de horror sobre o abuso de alcool em Purim? 

 

Em fato, R. Shlomo Zalman Auerbach zt”l falou sobre os varios problemas ue infelizmente substituem a Simcha shel Mitzvah (alegria da mitzvah) e se tornou a norma entre muitos, devido a embriaguez extrema. E, mais recentemente, R. Shmuel Kamenetzky, declarou em publico que eh uma aveira (transgressao) ficar bebado (nota da Esther: ao ponto de cometer aveiras) em Purim.

 

 

E numa analise final, seja qual for a opiniao que sigamos, nos parece que Hatzala (um servico de socorro medico judaico) tem razao ao repetir sua mensagem anual de Purim: “Don’t get carried away this Purim!” (Neste Purim, nao seja carregado).
  

 

 

"Nao eh uma mitzvah ficar bebado em Purim

A lei Judaica deixa muito claro que beber alcool de uma maneira que ameace a saude ou o bem destar de alguem, ou a saude e bem estar de outros membros da comunidade, ou que transtorne o comportamento ao ponto de trazer embarassamento ou descredito para si ou para a comunidade, eh completamente proibido. Ainda mais, prover alcool a menores de idade nao somente eh inapropriado, eh um ato ilegal. "

Conselho Rabinico de Victoria, Australia - https://www.rcv.org.au/ 

 

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Voce pode ler o original deste estudo, com DETALHES de todas as referencias citadas neste link: https://ohr.edu/this_week/insights_into_halacha/5756

 

Rif - https://www.ou.org/judaism-101/bios/leaders-in-the-diaspora/rif-rabbi-yitzchak-al-fasi/)
 

Tur - http://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/111937/jewish/Rabbi-Jacob-Ben-Asher.htm
 

Rema - http://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/111847/jewish/Rabbi-Moshe-Isserles-The-Remo.htm
 

Shaarei Teshuva - https://www.amazon.com/Repentance-Shaarei-Teshuvah-Classics-Library/dp/1598261320
Pri Chodosh - https://en.wikipedia.org/wiki/Hezekiah_da_Silva

  
 

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