© 2015 por Vida Pratica.  

É um Jogo de Luz e Sombra.

14.06.2017

 

A convidada do Vida Pratica Judaica de hoje eh a criminologista Cecilia Keuffer.

 

Cecilia eh Sefaradita e concordou em dividir conosco um pouco do que apresenta em suas palestras: uma tematica beeeeeem profunda sobre sombras, supressao de emocoes, transferencia de energia na psique humana, e como tudo isso pode afetar o lado religioso das pessoas. 

 

Nem preciso desejar boa leitura, certo? Se dependesse de mim, todos os Rabinos do mundo soh receberiam semicha se fizessem criminologia.  

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

"Olá escuridão , minha velha amiga
Eu vim falar com você novamente
Por causa de uma visão suavemente arrepiante 
Deixou sementes enquanto eu dormia
E a visão que foi plantada na minha mente
Ainda continua dentro do som do silêncio
"


(The Sound of Silence, Simon & Garfunkel)

 

I. É um jogo de Luz e Sombra.

 

Nosso medo do escuro é instintivo, porque a escuridão impede de usarmos um dos nossos sentidos mais poderosos (a visão), nos tornando vulneráveis e sem controle.

 

Agora imagine uma parte sua, dentro de você, que está sempre nas sombras, que você sabe que te espreita, com seus olhos cor de fogo, como lobo na noite, só esperando a melhor parte de você fraquejar...


É assim que vive muita gente que esconde um segredo, com medo.

 

Existem duas reações para o medo: ou você foge, ou você enfrenta.
 

As pessoas que escondem um segredo e fogem são bem reconhecíveis: são os solitários, mas podem ser casados; não tem amigos, mas falam com os vizinhos se precisar e geralmente passam por tímidos e na deles.

 

E por segredo, não pensem que seja sempre uma coisa escabrosa, na maioria das vezes, para quem está de fora, nem merecia tanto esforço para esconder, mas na cabeça da pessoa, a realidade é outra. Agora, pode ser uma coisa escabrosa sim, como o pai austríaco que mantinha a filha no porão por 24 anos e teve vários filhos com ela. Sinistro.

 

E o ex-rabino ortodoxo, Barry Freundel, 65, que colocou câmeras na mikvah para espiar as mulheres nuas e pegou 6 anos e meio de prisao. 

(http://forward.com/news/breaking-news/350246/peeping-rabbi-barry-freundel-s-65-year-prison-sentence-upheld/)


As pessoas que enfrentam o medo são aquelas que o atacam. Mas como atacar a si mesmo, já que a sombra está dentro de nós, faz parte da nossa pessoa e consciência?

 

Quando isso acontece de verdade, é também quando corpos caem de prédios, ou pulsos são cortados e o suicidio acaba sendo a única solução para aqueles que enfrentam a própria Sombra sem as armas necessárias, porque acredite, é batalha perdida.

 

Sua Sombra te conhece desde que você nasceu, de fato, te conhece melhor que ninguém, você não pode mata-la, se não você se mata.


Mas como a gente não vê suicidio em massa, mas sabemos que todos temos uma sombra, como se dá esse enfrentamento? Atacando os outros! É o que chamamos de Projeção e parece que a humanidade escolheu essa forma doentia de lidar com suas sombras, a julgar pelo mundo em que vivemos. 


Projeção negativa se dá quando uma pessoa nega em si mas vê na outra seus próprios defeitos ou aquilo que acha deficiente em si mesmo. E não se iluda, todos nós já projetamos nossos podres em alguém em algum momento da nossa vida. Lembra quando você disse que fulana era magra de ruim? Ou que fulano ficou rico e só podia ser roubando? Aposto que você estava cheinha na primeira projeção, e sem um tostão na segunda. Inveja é o nome da sua Sombra. 


Aliás, na política brasileira recente temos ótimos exemplos de projeção.

 

Sabe aquele amigo que te chama de mortadela, mas morre de medo quando a conta do cartão de crédito chega e ele pensa em tudo que comprou de supérfluo para impressionar os outros, só pra não ser chamado de ...mortadela?

 

Ou aquele seu amigo que te chama de fascista, nazista, mas nem percebe que a propria ideologia dele só produziu regimes totalitaristas, bem similares aos ...fascistas e nazistas, e que seus heróis tipo Che Guevara, Fidel Castro, Mao Tse Tung deveriam achar essa estória de direitos humanos uma palhaçada, já que juntos emprisionaram , torturaram e mataram milhões.

(segundo alguns historiadores, o comunismo matou somente no seculo 20 aproximadamente 100 milhoes de pessoas) 

 

 

II. O que não mata, engorda e faz crescer.

 

Pois bem, esse é um aspecto bem comum do lado escuro da nossa consciência: aquilo que não gostamos em nós mesmos, (mas negamos que sejamos assim porque acreditamos que somos no fundo no fundo, bonzinhos) nós  atacamos publicamente nos outros.

 

O outro vira um espelho, uma imagem de nós mesmos. Esse processo se dá consciente ou inconscientemente.

 

Mas sempre requer um imenso esforço, um imenso desgaste, um desperdício de energia, porque quanto mais você batalha com seu lado escuro, mais ele se fortalece.

 

A explicação é simples: estando dentro de você, sendo parte de você o lado escuro, você não pode mata-lo não é verdade? Você só transfere a energia da parte boa, da parte que você quer ser, para a Sombra.

 

Cada vez que você mente, julga, acusa os outros na esperança de desviar a atenção para que ninguém saiba do seu lado escuro, você se enfraquece e a Sombra avança, porque você está justamente alimentando a Sombra com a comida que ela mais gosta que é o racismo, julgamento, mentira, acusação, raiva, e intolerância. 

 

É até trágico isso, saber que somos um amontoado de emoções que controlam o nosso corpo, sendo então nossa fundamental responsabilidade, a de controlar as nossas emoções para proteger nosso corpo.

 

E porque o corpo é tão importante? Se me esvaziarem tudo que eu tenho na mente, eu posso recriar ou criar uma nova personalidade, adquirir novas crenças, aprender tudo de novo e ser feliz. Mas se meu corpo morre, é game over.

 

Agora imagine bilhões de pessoas doentes emocionalmente? Os resultados estão nas estatísticas de doenças cardíacas, câncer, ansiedade, depressão. Na tentativa vã de aumentar os prazeres para aplacar essa ansiedade que o medo da Sombra traz, aumenta-se a dose de drogas, prazeres gastronômicos, anestésicos farmacológicos ou sociais como a TV e internet, que como tudo, tem seu lado de Luz e de Sombra. Nada disso adianta, então, partimos para a guerra. História da humanidade.

 

Aqueles que alimentam a Sombra enquanto pensam que se afastam dela se tornando importantes, líderes políticos, artistas ou líderes religiosos, tem geralmente um encontro brutal nas manchetes de jornal com a Sombra estampada em primeira página.

 

Quem não se lembra do ator Hugh Grant que namorava uma mulher lindíssima, mas foi pego pela polícia dentro de um carro com uma prostituta? O prefeito de NY jurou tirar prostitutas das ruas para ser pego fazendo sexo com uma delas. Ou o pastor Ted Haggard que perseguia os gays e foi pego com drogas e prostitutos. Lula e o Mensalão, do partido que se tornou o que jurou destruir, que era a corrupção. Aliás, nesse ponto, foram todos os partidos mesmo, mas Lula representava a moral política e a batalha pelos trabalhadores, o que fez com que sua queda fosse mais sentida.

 

Entenda, até que a Sombra seja conquistada, ela só cresce, a passos curtos ou largos, mas sempre vem à tona.


"O que você resiste, persiste." É mais ou menos assim: feche os olhos e não pense, de jeito nenhum, em macacos. Agora me diga em que você está pensando. Exato, macacos.

 

Se você nega em você, mas vê seus defeitos em todos, está persistindo na Sombra, mesmo sem querer. Ou se você sabe do seu problema (emocional ou de carater) e tenta eliminar seu problema do mundo, esqueça, você tem que eliminar (este problema) é em você primeiro.


Um aparte aqui. Se você tem alguém (um companheiro, por exemplo) perto que está sempre a acusando, julgando, humilhando, você já sabe o que está se passando. Se você é mulher, corre muito mais risco de se machucar fisicamente porque mais e mais os homens têm suprimido sua propria Sombra e a violência contra a mulher só aumenta. 


Eu não posso me estender aqui sobre o nascimento desse lado escuro que geralmente se dá na infância, então vamos passar ao tópico que interessa que é trazer a Sombra para a Luz. 

 

 

 

II. Vá para a Luz, Carol Anne...

 

Primeiro passo: vasculhe a sua alma. Seja seu amigo, fale com você, se confesse para você.

 

Agora diga seus defeitos. Se você disser, "eu sou muito organizado, eu sou muito boazinha" pode parar, já está mentindo, porque ser organizado é coisa  boa, não é defeito.

 

Veja o que mais você fica reclamando nos outros, do que você xinga aquela artista ou outra. É exatamente o que você julga nos outros consistentemente que é o que você odeia em si ou na sua vida.

 

Vá procurar lá fundo o seu lado escuro, só você pode fazê-lo. Exemplo: eu Cecilia, sou vingativa e rancorosa. Isso é defeito. No meu caso, como eu assumi esses meus dois lados escuros há muito tempo, eles já não tem mais força, porque a escuridão se acaba com a Luz, ou seja, eu falado isso aqui já quebrei as pernas da minha Sombra.  

 

Eu percebi que quando me prestava a me vingar dos incautos que cruzavam o meu caminho, eu tinha certas qualidades como organização (logística da vingança), imaginação ( uma cena e tanto para eu ficar para sempre na memória da vítima), memória ( eu não esqueço quem me apoquentou), persistência ( posso tentar mil vezes, mas me vingo)  e paciência (pode durar mil anos, tem problema não, eu espero).

 

Essas qualidades são minhas, tanto na Sombra, quanto na Luz, mas como elas não são mais segredo e não tenho medo de que me julguem vingativa e rancorosa, a Sombra não tem mais poder sobre mim, eu roubei essas qualidades e empreguei minha energia em coisas que não me dão azia.

 

Faz muitos anos, talvez décadas que não me vingo de ninguém...não é porque todo mundo me ama não, mas é o plus que você tem quando controla suas emoções: já que sua auto estima é saudável, você não se ofende fácil, e com isso fica imune a as criticas; não se achando abaixo de ninguém,  não tem medo de se expressar quando não gosta de algo, o que faz você desopilar na hora, anulando o rancor e ficando desnecessária a vingança.

 

O melhor é que, não se achando acima de ninguém, você se descobre sorrindo para qualquer pessoa, tratando bem a todo mundo. A distância entre VOCÊ e o OUTRO fica menor e suas nobres qualidades humanas de compaixão, empatia e simpatia, aparecem mais natural e frequentemente. A Sombra pira.

 

Segundo passo: é o que eu relatei acima. Aceite o lado sombrio. Você pode tentar entender o motivo da Sombra em você, e isso pode resultar em visitas a um profissional da mente. E muitas sessões para você se perdoar o dano que você causou nos outros e em você mesmo e para poder tirar o barro que está encobrindo o ouro que há em você.

 

O mais chato, mas eu tenho que mencionar também, é que a Sombra pode estar encoberta até por atos que você faz e que os outros acham a bondade pura.

 

O que vale é a intenção sincera: se você faz bondade para encobrir o lado perverso, numa tentativa de compensar isso também é alimentar sua Sombra, por mais que os efeitos nos outros sejam até benéficos.

 

Exemplo sinistro nº 2: Michael Jackson, que pagava tratamento de câncer para crianças, dava brinquedo, viagens, depois dava banho e botava para dormir...na cama dele mesmo. 

 

Terceiro passo: confesse isso a alguém. Confie em alguém. Pode ser seu rabino, com sorte, ele pode te ajudar a superar esse segredo e ir em frente. Seja para quem for, confessar algo que você nega a si mesmo tem um efeito liberador incrível.

 

Se você já esta num ponto que para encobrir um segredo, mente que não sente, calunia, frauda, evita as pessoas e nem dorme mais, aconselho a contar para a fofoqueira da comunidade. Pronto, enfrenta logo e acaba com essa miséria he he.

 

Quarto passo: já que você percorreu esse caminho ao "interior", continue.  Procure formas de meditação sempre e todo dia. Se alguém te disser, ‘ah mas isso não é judaísmo’, jogue na cara que havia a tradição da meditação e foi assim que a Cabala foi concebida.

 

Entenda que tudo isso acontece porque as pessoas aprendem como lidar com tecnologias avançadas, mas não aprendem a entender e controlar seu próprio cérebro, a máquina mais sofisticada dessa galáxia, e produtor das suas emoções.

 

E só se faz isso, se conhecendo profundamente, e todos os métodos conhecidos nos levam ao silêncio e ouvir a própria voz. 

 

No mais, boa sorte, espero ter ajudado com algo.
 

Cecilia

 

 

Post Scriptum: agora você já sabe o porquê dos países árabes viverem acusando Israel de crimes contra a humanidade e terrorismo...


 

Please reload

Posts Destacados

O Que é um Rabino? O Que é Semicha?

October 21, 2018

1/10
Please reload

Procure por Tags