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Judeus Podem ter Cachorro?

ATUALIZACAO NO FINAL DO POST: colocar um bicho de estimacao doente pra dormir (sacrificar), mais sobre alimentar animais antes de humanos (halacha ou costume?) e outras halachot referente a animais... tudo com REFERENCIA. 

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Bichos de estimacao e vida ortodoxa... o grande dilema.

 

A maioria esmagadora de judeus ortodoxos nao tem bicho de estimacao. Essa eh uma "regra" vista e vivida em todas as comunidades judaicas do mundo. 

 

Sejam ashkenazitas, sefaraditas ou mizrahim... bichos de estimacao nao entram na maioria dos lares religiosos. 

 

Por que isso acontece?

 

 

Entao eh Proibido Ter Dogs e Gatineos?

A halacha NAO proibe ter bichos de estimacao, entao nao se preocupe. Ortodoxos podem sim ter seus cachorros, gatos, passaros, peixes etc. Soh basta querer. 

 

No entanto a maioria nao quer bichinhos em casa por alguns motivos que conheceremos agora:

 

 

- RESPONSABILIDADE RELIGIOSA

A-ha! A Torah fala muuuuito bem dos animais e o cuidado que ela pede para termos com eles pode ser exaustivo para muitas pessoas.

 

De acordo com a Torah:

 

a) HALACHA: um judeu eh proibido de comer antes que tenha alimentado seu animal. 

 

Ou seja... se o judeu vai tomar seu cafe da manha, ele tem obrigatoriamente que servir o "cafe da manha" do animal de estimacao ANTES de se servir de algo... se o animal come 3 vezes por dia, e o judeu vai almocar em casa (segunda refeicao do dia), o judeu tem que servir comida pro animal antes de sentar a mesa para almocar... se vai jantar, mesma coisa. Tudo depende da rotina de alimentacao do bicho... tipo, um cachorro pode comer umas 3 vezes (ou mais) durante o dia, enquanto um peixe soh pode ser alimentado 2 vezes... tvz ateh uma vez por dia (nao entendo nada de peixe). 

 

Mas seja como for, pela Torah, animais devem comer ANTES de seus humanos.

 

Entao na pratica, isso se torna um pouco chato... aqui em casa temos um gato... meu marido segue a opiniao super-machmir (opiniao super estrita) de alguns rabinos que ensinam que nao se comer nem uma bolacha se nao oferecer nada pro animal antes huahauaua Serio, isso nao eh brincadeira. As vezes o gato tah dormindo e meu marido fica "Serah que devo acorda-lo pra ele comer algo?" Eu nao deixo. Deixa o gato dormir, ele come quando acordar. Nao se preocupem... nosso gatineo tem 18 (verdade!) anos e ele nao eh obeso, cuidamos bem dele.

 

A razao disso eh a descricao da Torah do encontro entre Rebeca e Eliezer (servo de Abraao). Ela deu comida aos camelos antes de Eliezer (alimentar animais antes de humanos) e ela ofereceu AGUA a Eliezer antes dos camelos (dar agua primeiro a humanos, e depois aos animais), voce pode conferir a historia em Bereshit (Genesis) 24:14.

 

 

- SUSTENTO

HALACHA: o Talmud (Brachot 40a; Biur Halacha 167:6) ensina que ANTES de adotar um animal, devemos ter certeza que podemos sustenta-lo. Por sustento entenda-se comida, habitacao e gastos com veterinarios... sim... pode sair bem carinho.

 

Entao... nada de comprar animais por impulso. Se o judeu nao tem certeza que pode cuidar do animal de estimacao ateh o fim dos dias do animal, o judeu nao deve adquirir tal animal. Eh totalmente CRUEL o que algumas pessoas fazem ao comprar animais de forma irresponsavel, ficar com o bicho por uns 2 ou 3 anos e depois abandona-los na rua ou no maximo, num canil ou outro tipo de abrigo. 

 

Animais tem sentimentos e a Torah sabe disso.

 

 

- KASHRUT

Nao, animais nao precisam de comida casher hahahah POREM ha fatores a serem levados em consideracao.

 

a) Pessach... aaaaahh... alimentar animais de estimacao em Pessach eh sempre um problema. A proibicao de hametz (comida fermentada) em Pessach nao estah limitada a somente comer o hametz, mas se estende tambem em UTILIZAR HAMETZ. E ai... se damos hametz ao bicho de estimacao... estamos utilizando hametz... o que cria um monte de problemas halachicos.

 

Entao quando chega Pessach nos, judeus observantes da halacha, damos COMIDA NATURAL aos nossos bichos... comida que nao tenha graos (trigo, cevada etc... graos que sao considerados hametz). Na America do Norte eh facil encontrar comida pra animais feitas para Pessach (sim, TUDO eh facil na Am. do Norte) mas em outros continentes, judeus religiosos alimentam seus bichos de estimacao com comidas naturais: carne para animais carnivoros (o que pode sair bem carinho...) e legumes/vegetais para herbivoros (o que eh cansativo). Kitniot (graos como arroz, ervilha etc) eh liberada para os animais durante Pessach.

 

Se o judeu tem uma fazenda, eh obvio que ele vai consultar seu rabino em como fazer com alimentacao em massa de animais. Ha maneiras de conciliar a alimentacao deles dentro das halachot (leis) de Pessach. Consulte seu rabino que ele explica... eh muito detalhe, e se eu descrever aqui, fujo do topico.

 

 

b) Carne e leite... assim como hametz, a proibicao de carne e leite nao estah limitada a somente de comer, mas tambem eh proibido PREPARAR ou UTILIZAR... ou seja, eh proibido COZINHAR carne e leite juntos, mesmo que nao comamos a mistura (Yoreh De’ah 87:1). Assim sendo, ortodoxos nao compram comidas (de latinha) feitas de uma mistura de carne vermelha e leite... mas.... pode-se dar carne e leite ao mesmo tempo para um animal, de forma "separada", ou seja... o leite nao foi usado para cozinhar a carne... e a carne nao foi cozida (ou aquecida) no leite.

 

Agora, como estamos falando de alimentar ANIMAIS, se a comida de latinha eh feita da mistura de carne e leite, mas a carne eh de aves, porcos ou algum animal selvagem, entao pode-se dar tal mistura ao animal de estimacao (Yoreh De’ah 87:1, Yoreh De’ah 87:3, Yoreh De’ah 87:5). 

 

 

 

SHABAT E YOM TOV (Feriados Judaicos)

Em Shemot (Exodos) 20:10 lemos que judeus sao proibidos de fazer melacha (trabalho) no Shabbat... e essa proibicao tambem se estende, de acordo com o texto, aos animais que o judeu possui.

 

Ok, eh facil imaginar um fazendeiro nao dando trabalho aos seus cavalos e vacas no Shabbat, mas... a proibicao tbm afeta animais de estimacao.

 

Em um bairro que nao tem eruv (um tipo de "cerca" que permite que carreguemos objetos fora de nossa propriedade), eh proibido pedir para o animal pegar objetos em uma area publica (na rua ou num parque) ... sabe aquela brincadeira de jogar uma bola pro cachorro pegar? Esse tipo de coisa. Proibido em area sem eruv.

 

Da mesma forma, se vc for passear com o cachorro numa area sem eruv durante o Shabbat e o cachorro se cansar... proibido carrega-lo (nao se carrega NADA em area sem eruv).

 

No entanto, se o animal quiser carregar algo, pela propria vontade dele, entao eh permitido. A proibicao do judeu eh de pedir que o animal carregue algo. Animais sao livres para fazer o que quiserem no Shabbat, se a iniciativa eh deles.

 

E se o bicho de estimacao ficar doente no Shabbat, o que fazer? Ai, ai... pois eh... eh complicado... consulte seu rabino, pois eh proibido na halacha causar o sofrimento de um animal. 

 

Baruch Hashem meu gato NUNCA deu problema no Shabbat... nao quero nem pensar nessa possibilidade.

 

 

Shabbat e a Halacha que foi adaptada aos tempos modernos...

Entao... quando o assunto eh tocar animais de estimacao em Shabbat, ha duas opinioes. 

 

No passado, animais de estimacao nao eram comuns nos lares do povao. Sem dinheiro nem para se alimentar direito, o povao nem pensava em adotar animais. Antigamente animais eram vistos como ANIMAIS mesmo... bichos que nao sao inteligentes e muitos nem consideravam que animais tinham sentimentos... tipo... o povo de antigamente, seja judeu ou nao, nao ligava muito pra animais pq eles tinham mais coisas na vida com o que se preocupar.

 

Assim sendo... animais de estimacao eram considerados 100% moktza (tem gente que fala moktzei), ou seja, faziam parte das coisas que nao devemos tocar no Shabbat, porque oferecem RISCO de que uma malacha seja feita (Shabbat 128b).

 

Hoje em dia... ateh lares mais humildes tem condicoes de adotar bichos de estimacao e alem disso, novas descobertas nos mostram que animais tem sentimentos... sao inteligentes... e a nossa visao de animais de estimacao eh que eles sao PARTE DA FAMILIA. 

 

Assim sendo... como a maioria dos judeus da era moderna veem seus animais de estimacao como parte da familia e que possuem utilidade no Shabbat (passaros embelezam a casa com seu canto, caes e gatos alegram as criancas etc.), muitas autoridades rabinicas, entre elas RABINO MOSHE FEINSTEIN, que eh a autoridade mor entre judeus nao-hassidicos da Diaspora, tomaram isso em consideracao e a fim de nao causar stress AO ANIMAL (o dono que se lasque, a halacha quer eh ajudar o animal no Shabbat, lide com isso! huahauaua), hoje em dia, se seguirmos esta opiniao halachica de que podemos tocar nossos bichinhos de estimacao... eles nao sao considerados moktza (Rav Mosher Feisntein Iggrot Moshe, Orach Chayim 5; 22:21)... porque eles tem sentimentos, e se nao os tocarmos, eles podem ficar tristes. 

 

Rav Shlomo Auerbach (uau... tipo... ele eh literalmente um dos pilares do Judaismo moderno) ensinou que caes-guias podem e devem ser utilizados em Shabbat sem questionamento algum (Shemirat Shabbat Kehilchata 18:62). 

 

Ah... como a halacha eh romantica, nao?

 

Mas ao mesmo tempo, judeus que seguem a opiniao mais estrita, nao querem ter bicho de estimacao pq os consideram moktza no Shabbat. Mas mesmo assim, que fique entendido que mesmo esta opiniao estrita ensina que se um animal estiver sofrendo (fisicamente) no Shabbat, o dono deve ajuda-lo. Enquanto o conceito de moktza eh um mandamento rabinico (D'Rabanan), evitar o sofrimento de um animal eh um mandamento da Torah (D'Oraita). 

 

E em resumo, eh proibido violar qualquer uma das 39 melachas (formas de trabalho) proibidas no Shabbat por causa de um animal. Oh ceus... e isso assusta, isso dah medo na maioria das familias ortodoxas. 

 

No caso de feriado judaico, o medo dobra, porque todos os feriados, exceto Yom Kippur, quando celebrados na Diaspora duram 2 dias. Eh realmente preocupante...

 

Antes de adotar um animal, pergunte ao seu rabino o que fazer se algum acidente ocorre com o bicho durante Shabbat ou Yom Tov. Eu sofro soh de imaginar esse drama... oh ceus... o que eu faria se algo serio acontecesse com meu gato no Shabbat ou feriado? Argh... melhor nem pensar nisso.

 

 

REZAS

Eh proibido rezar ou dizer bencaos em locais com cheiro de sujeira de animal (seja odor do proprio animal que estah sujo ou das necessidades fisiologicas dele).

 

Mas se nao ha odor nenhum vindo do animal, nao ha problema nenhum. Tipo... se um judeu cego tem um cao-guia, ele pode entrar na sinagoga com o cachorro e rezar, contanto que o cachorro nao interfira na paz do local.

 

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MONETARIA

A HALACHA exige que os donos de caes, gatos e qualquer outro animal se responsabilizem pelo comportamento dos mesmos.

 

O Talmud (Baba Kama 79b) alerta sobre uma ocasiao em que um cao latiu para uma mulher gravida e de susto, ela perdeu o bebe.

 

Na halacha, se o animal de um judeu causar qualquer dano material a outra pessoa, o judeu deve compensar o dano. Nao eh permitido culpar o animal e fingir que voce nao tem nada a ver com isso. Se o seu animal quebrou algo, voce paga pelo dano.  Halacha, lide com isso.

 

O Talmud tambem diz que donos tem que cuidar que seus cachorros (ou outros pets) nao assustem pessoas, nao machuque ninguem e que ateh mesmo nao cause inconvenientes, por menores que sejam, as pessoas.

 

 

ESTERILIZACAO

Eh proibido na halacha (DE'ORAITA!!!!!!) que judeus castrem ou esterilizem animais.  Assim sendo, se um judeu quer comprar um animal de estimacao, deve compra-lo jah esterilizado. Caso o judeu jah tenha adotado o pet sem prestar atencao neste detalhe, o judeu deve entao vender o seu bichinho a uma pessoa nao-judia (pois a proibicao NAO se aplica a ela) e a pessoa nao-judia leva o bicho num veterinario e "boom"... esterilizacao eita. Ai o nao-judeu vende o animal de volta ao dono judeu.

 

Tirar unhas dos gatos tbm eh proibido. Nao soh eh proibido, como eh extremamente cruel!!!!!!!!! Tire as suas proprias unhas antes, humano cruel, de pensar de pedir pra um veterinario tirar as unhas do seu gato.

 

Proibido.

 

 

TRADITIOOOOOOOOON

Bom... judeus religiosos vivem de tradicao. Se o trisavo faz algo, o bisavo faz, o avo faz e o pai faz, por que o filho mudaria esse algo? Entao... tem gente que nao tem animais simplesmente porque eh a tradicao informal daquela familia... ninguem teve animais antes, entao... a "tradicao" coisa continua de geracao a geracao.

 

 

TRAUMAS

Judeus que sobreviveram o Holocausto possuem historias terriveis de como soldados nazistas usavam seus cachorros para atacar violentamente a homens, mulheres, idosos e criancas. 

 

Devido ao grande trauma e medo de muitos dos sobreviventes, as familias preferem jamais adotar cachorros. 

 

 

CUSTO DE VIDA

A vida judaica religiosa eh cara... comer casher, comprar comida extra pros feriados, ter convidados de Shabbat e feriados, dar tzedaka (eh uma obrigacao), pagar mensalidade de escola judaica para os filhos, comprar acessorios religiosos (talit, mezuza, livros etc) sai pesado na carteira de qualquer um. 

 

Sendo assim, algumas familias religiosas querem ter um animal de estimacao, mas admitem que nao teriam condicoes de sustentar o animal... principalmente qdo o bichinho fica doente... entao eles nao adotam pets. Mas ha alguma familias que ainda adotam peixes ou no maximo, um passaro, pois o custo eh bem menor que alimentar/cuidar de um cachorro ou um gato.

 

 

FUGAS E VIAGENS

Hoje vivemos uma era relativamente pacifica. Mas antigamente nao era assim. Judeus foram fisicamente perseguidos ateh poucas decadas atras os mais diversos paises. O constante estado de alerta e necessidade de fugir quando fosse preciso nao dava tempo a mente judaica de pensar em adotar animais de estimacao. Para alguns, a fuga constante se tornou a unica maneira de sobrevivencia e eles soh podiam se preocupar com a familia.

 

Por outros lado, mesmo em eras de paz, ha as viagens que judeus religiosos fazem de vez em quando. Como as familias religiosas sao numerosas, entao eh comum ir a casamentos, brit, vort (noivados ashkenazitas), hennas, ou simplesmente passar Shabbat ou algum feriado na casa de parentes que moram em outra cidade.

 

Como se ausentar do lar com liberdade se ha um animal de estimacao?

 

Pessach tem 8 dias... Sukkot tem 8 dias tbm... algumas familias planejam suas ferias de trabalho para que possam passar todos os 8 dias de Pessach junto de seus parentes que moram em outra cidade ou outro pais... e... se a familia se ausenta por 8 dias, quem vai tomar conta do Rex em casa?

 

Pois eh... temos que pensar nisso antes de adotar um animal de estimacao. 

 

Como eu falei, aqui em casa temos um gato de 18 anos. Sao 2 medicamentos pela manha... e 2 medicamentos a noite... porque ele se recusa a comer, tenho que dar-lhe uma pilula que estimula o apetite  a cada 2 dias... e mesmo assim, temos que ficar levando a comida pra ele, fazer um teatro pra ele comer... ai, ai... quem tem pet idoso sabe... 1 vez por mes tenho que leva-lo ao veterinario que lhe dah uma injecao contra artrite (sim, o gato tem artrite). Quando necessario, tenho que leva-lo ao veterinario 2 vezes por semana para receber soro. 

 

Sim colegas... como eh que eu e meu marido podemos viajar agora que o gato precisa de tantos cuidados? Solucao: paramos de viajar juntos. Alguem tem que ficar em casa pra cuidar do bichano. Nao dah nem pra deixa-lo num "hotel de gatos" porque ele fica violento quando outro gato se aproxima...mesmo doentinho, ele tem personalidade forte hahahha  E se pedirmos pra alguem vir cuidar dele em casa, a situacao fica complicada por causa dos medicamentos que tem ser administrados em horarios diferentes das refeicoes... 

 

E eh nisso que temos que pensar tambem. Quando adotamos um animal, estamos adotando uma VIDA, e eh nosso dever cuidar desta vida da maneira que a Torah nos comanda: com respeito (e amor!!! amo meu gaTINEO!!!!!!). A veterinaria brinca dizendo que quando ficar velha, ela espera que os filhos cuidem tao bem dela quanto eu e meu marido cuidamos do nosso gato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Bom, eh isso ai! Agora que vc jah sabe de tudo, nao vai achar estranho a falta de animais de estimacao nos lares da maioria de judeus religiosos.

 

"O justo se preocupa com a vida de seus animais." Proverbios 12:10 

 

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ATUALIZACAO: SACRIFICAR ANIMAIS DOENTES, ALIMENTACAO (HALACHA OU COSTUME?) E... ESTERILIZACAO DE ANIMAIS

 

Fico feliz que tantos leitores gostem de animais. Recebi varias perguntas sobre os topicos acima e algumas observacoes de um rabino sefaradita (como nao sei se ele quer seu nome publicado, por agora deixarei a contribuicao dele como anonima) sobre o tema.

 

Em primeiro lugar voces devem entender que EU, Esther, sigo a tradicao ashkenazita. Sendo assim, obviamente, os nomes e opinioes dos rabinos mencionados em meu blog sao ashkenazitas. Alem disso, a educacao judaica (meus professores) e hashkafa (percepcao religiosa) que eu recebi e sigo ateh hoje eh voltada para o lado haredi do Judaismo (eu nao sou haredi, ok? uso internet, vou ao cinema, curto Netflix hahaha)... ou seja... o meu ponto de vista pode ser considerado estrito por algumas pessoas.

 

Embora eu ame a comida e musica sefaradita/mizrahi, eu nao estudo halacha sefaradita e nao sei como exatamente funcionam as regras entre eles. Eu nao estou familiarizada com o que exatamente eh considerado halacha seguida pela maioria de poskin (legislaAldores), halacha seguida pela minoria de poskin, chumras (restricoes que vao alem da halacha) ou minhagim (costumes) entre os nosso irmaos sefas. 

 

Se voce eh um(a) judeu(ia) sefaradita e algum dos pontos que levanto neste topico soam estranhos pra voce, por gentileza consulte seu rabino SEFARADITA para esclarecer suas duvidas.

 

Entao... vamos lah:

 

 

QUANDO EH PRECISO DEIXAR O ANIMAL DOENTE PARTIR

As vezes devido a alguma doenca que causa grande sofrimento aos nossos pets, veterinarios recomendam que coloquemos os nossos animais para dormir, em portugues claro, que permitamos a eutanazia de nossos bichos.

 

Eh uma decisao terrivel... nao sabemos como reagir.... porem, a halacha permite que tal seja feito (Rema – Even Ha’ezer 5:14) para salvar o animal do grande sofrimento que ele passa. Na verdade, eh nosso dever tomar conta (Machtzit HaShekel (Orach Chaim 324:7) e aliviar o sofrimento de um animal (Baba Metzia 32b). 

 

A Torah valoriza a vida de TUDO. Pare de pisar em formigas desnecessariamente porque elas sao vida.  

 

O que eu falo aqui eh que em casos muito especificos, a halacha permite que sacrifiquemos um animal se houver um proposito em tal sacrificio. E sacrificar, com a ajuda de um veterinario, um bichinho doente, possui o proposito de dar um fim ao sofrimento do animal. Diferentemente de humanos, animais nao "mudam de ideia" e nao "fazem teshuva" (arrependimento, confissao e retificacao de atos danosos com o compromisso de melhorar o comportamento), por isso, eh permitido sacrifica-lo para parar seu sofrimento.

 

Uma outra forma de sacrificio de animais que eh permitida pela Torah eh quando o sacrificamos para nossa alimentacao.

 

A caça esportiva de animais eh proibida, pois nao ha proposito nela, alem de que ela causa grande sofrimento e atos de crueldade contra os animais (Nodeh BiYehuda 2:10).   

 

Porem, se o veterinario jah te aconselhou sobre colocar seu animal pra dormir, CUIDADO... jamais entregue seu animal para ser sacrificado sem a sua fiscalizacao. Aqui na Am. do Norte (e em varios paises) ha relatos terriveis de donos que entregaram seus animais para que fossem colocados para dormir e alguns veterinarios sem escrupulos ESCONDERAM os animais e os usaram como "bolsas de sangue", ou seja...como o sangue do animal doente podia ser usado para transfusao e ser doado para outros animais, alguns veterinarios simplesmente trancavam o animal condenado numa sala escura, davam-lhes um minimo de comida e agua, SEM medicamentos para dor e lhes roubavam o sangue ateh o animal entrar em colapso e morrer. Os donos nao sabiam do que estava acontecendo e pensavam que seus pets jah tinham sido colocados pra dormir.

 

A maneira ideal de colocar um animal de estimacao "pra dormir" eh pedir que veterinario lhe de um calmante para que ele durma...e quando ele finalmente dorme, traquilamente, o veterinario lhe dah a injecao final. O animal falece sem sofrimento algum. 

 

Alguns veterinarios vem a casa da pessoa para fazer este servico.

 

Jamais deixe eu animal sozinho.

 

Infelizmente 2 anos atras tivemos que sacrificar nosso gatinho de 16 anos. Com serios problemas de rins (a maioria dos gatos desenvolvem este tipo de problema) e depois de um serio tratamento, ele comecou a ter convulsoes. A veterinaria (e uma pesquisa na internet que fiz na esperanca que a veterinaria estivesse errada) disse que as convulsoes aumentariam ateh mata-lo...e que era muito traumatizante e doloroso para o gato... entao meu marido e eu tomamos a decisao e o deixamos partir. A veterinaria veio aqui em casa e o colocou pra dormir com todo o respeito. 

 

Ai, ai... ok, vamos adiante:

 

 

 

ALIMENTAR ANIMAIS ANTES DE HUMANOS: HALACHA OU COSTUME?

Bom... muita gente nao gostou deste ponto huahauahua Galera tah com fome e quer comer antes do Rex!

 

Sem panico galera, como eu disse, em caso de duvidas, consulte seu rabino. 

 

A opiniao que eu e maridex seguimos como HALACHA eh a que expliquei no post: qdo judeus tem animais de estimacao, animais comem antes de humanos... e humanos bebem (agua) antes de animais. 

 

Porem... devido as varias sugestoes de textos e duvidas a respeito, vou descrever abaixo VARIAS opinioes... ai vc conversa com seu rabino e juntos, decidem o que fazer. 

 

ISSO NAO EH MOTIVO DE BRIGA, GENTE.... JUDAISMO EH ASSIM MESMO... AS VEZES HA MAIS DE UMA OPINIAO PRA UM ASSUNTO.

 

Referencias da opiniao que eu sigo e Referencias da opiniao que eu nao sigo:

 

A opiniao que eu sigo:

 

"E darei erva no teu campo para teus animais, e comeras e te fartaras." 

Deuteronomio 11:15 

 

"Rav (Yehuda Hanassi) falou: uma pessoa eh proibida de comer antes de de alimentar seus animais, pois estah escrito: "e darei erva no teu campo para teus animais" primeiro e soh entao para o homem "e comeras e te fartaras."

Talmud, tratado Brachot 40a (traduzido do site Sefaria.org)

 

Bereshit (Genesis) 24:15-32, onde Rebeca dah agua a Eliezer antes dos camelos...e qdo chegam na casa dela, servem comida primeiro aos camelos antes de Eliezer.  

 

A maioria dos poskin (legisladores) ensinam que esta eh uma halacha de'rabannan (criada por nossos rabinos ) e NAO de'oraita (tipo de halacha descrita explicitamente na Torah como ...'honre pai e mae', por exemplo).

 

Obviamente, se a maioria pensa ser esta uma mitzva de'rabbanan, existe a MINORIA que pensa que esta mitzva eh de'oraita.

 

De'rabbanan (Biur Halacha 167:6, opiniao do Rema) ou de'Oraita (Sedei Chemed Volume I, page 40)?

Isso vai depender da opiniao de seu rabino.  Ele segue a opiniao da maioria ou minoria de poskin? 

 

Mas seja de'rabannan ou de'Oraita, a maioria de poskins sustenta que eh uma halacha servir os animais antes.  

 

No tratado Brachot, a opiniao eh que nao podemos comer uma refeicao antes de nossos pets (eh a pratica que eu sigo). Mas no tratado Gittin do Talmud, estah escrito que nao podemos testar um alimento antes de nossos pets (eh a pratica do meu marido). Ha varios sabios que entraram nesta discussao... ateh mesmo no R. Yosef Karo, escritor do Shulchan Aruch, discutiu este assunto em seu livro Beit Yosef (Orach Chayim 167).

 

Mas ao mesmo tempo, se alguem bater palma no portao, eh permitido servir comida ao convidado antes de servir seu pet... pq pela logica, o pet eh responsabilidade sua, e nao do seu convidado. Esta eh a opiniao do Chasan Sofer. O mesmo se aplica a criancas, pode-se alimenta-las primeiro.

 

 

 

A opiniao que eu nao sigo...mas que tambem eh valida!!!!!

 

O Rambam (Maimonides) ensina que isso nao eh mitzva nem de'rabannan e muiot menos de'Oraita, mas que alimentar um animal antes do humano eh simplesmente um ato nobre, mas que NAO eh obrigatorio. Para o Rambam, nao eh uma halacha, eh somente um costume (Hilchos Avodim 9:8).

 

"E tu, tomaras para ti tudo o que eh comestivel e juntaras para ti, para que sirva para alimentar a ti (humanos) e a eles (animais). E Noe fez de acordo com tudo o que Deus lhe ordenara; assim o fez."    

Bereshit (Genesis) 6:21-22

 

Mas no entanto, alguns sabios dizem que Hashem mandou Noe comer antes dos animais porque cada animal tinha um horario de alimentacao diferente, o que complicaria a vida de Noe, certo? (Tzar Balei Chaim pg. 479

 

 

CONCLUSAO DE COMO ALIMENTAR OS PETS

Conforme meu rabino online favorito, Rabino Yirmiyohu Kaganoff diz, "Thus, this mitzvah has a secondary goal – not only to teach us to be concerned about Hashem’s creatures, but also to teach us humility." (TRADUCAO: Desta maneira, esta mitzvah tem um objetivo secundario - nao apenas nos ensinar a cuidarmos das criaturas de Hashem, mas tambem nos ensinar humildade)

http://rabbikaganoff.com/eating-before-feeding-your-animals/

 

 

 

Castracao e Esterilizacao de Animais

Eu desconfio que esta seja uma das razoes a qual nao encontramos judeus fazendeiros...

 

Enfim, repito que ha solucoes para quem precisa esterilizar o pet: vender o animal temporariamente para uma pessoa nao-judia (a proibicao eh soh para judeus, nao-judeus estao livres para escolher o que querem fazer) e depois que a esterilizacao for feita por um veterinario nao-judeu (pois um veterinario judeu nao pode fazer esse tipo de operacao), a pessoa nao-judia vende o animal de volta para o dono judeu.
 

 

Kol tuv,

 

Esther

 

 

Fontes:  

http://www.aish.com/jl/jewish-law/daily-living/35-Animals-and-Pets.html

http://rabbikaganoff.com/eating-before-feeding-your-animals/

http://www.daat.ac.il/daat/english/halacha/jachter_1.htm

http://www.shemayisrael.com/parsha/halacha/Volume_6_Issue_2.pdf

Uso de textos da Biblia Hebraica, com autorizacao da Editora e Livraria Sefer 

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