top of page

Seudah de Tisha B'Av

Ha dois jejuns de 25 horas no Judaismo, o de Tisha B'Av e o de Yom Kippur.


Antes de iniciar estes longos jejuns, eh uma mitzva termos uma refeicao. A refeicao que temos antes de iniciar tais jejuns se chama Seudah Hamafsekes, que significa, 'refeicao de separacao'. A razao deste nome eh que ela separa o 'antes' e 'depois' do jejum.


Antes de Yom Kippur, a seudah hamafsekes eh festiva, entao eh mais facil de lidar... mas antes de Tisha B'Av a coisa fica um pouco mais complexa, pois eh um dia de luto para todo o povo judeu, e sendo assim, seguimos (well...eu sigo, converse com seu rabino se vc tem que seguir tambem) a tradicao de termos duas refeicoes antes do inicio do jejum.. primeiro, uma refeicao completa (vegetariana) para nos sustentar durante as 25h do jejum... e apos esta refeicao, logo antes do inicio do jejum, temos a seudah hamafsekes de Tisha B'Av, que eh bem simples e feita em um estado de luto.


Deixo claro que eu vou descrever neste post a TRADICAO QUE EU E MEU MARIDO SEGUIMOS. Se seu rabino lhe ensinou uma tradicao diferente, fique com a tradicao dele.


A Seudah Hamafsekes descrita abaixo soh eh feita quando Tisha b'Av cai num dia de semana. Quando o jejum se inicia apos Shabbat, nos comemos a Seudah Shelichit (terceira refeicao de Shabbat) em seu lugar.




Seudah Hamafsekes ( Sefaradim dizem Hamafseket ):


No dia 8 de Av, eh recomendavel termos um bom cafe da manha e um almoco completo.



Qual o horario correto da refeicao que precede o jejum?

Tudo depende se voce vai rezar mincha (reza da tarde) na sinagoga ou em casa... e tambem depende se voce mora perto ou longe da sinagoga.


Na situacao ideal, a sinagoga fara a reza de mincha mais ou menos 1 hora antes do inicio do jejum... sendo assim, a familia tem uma farta refeicao vegetariana ANTES de mincha... ai o homem vai pra sinagoga...reza mincha... ai ele volta pra casa, faz a Seudah Hamafsekes (que explicarei abaixo) com a familia e ai todos (ou soh o homem, familia fica em casa) vao a sinagoga depois para rezar Arvit (reza da noite, que tambem pode ser chamada de Maariv) e fica para as leituras religiosas de 9 de Av.


Mas isso eh no mundo ideal... onde todos os judeus morariam a 2 minutos de caminhada de uma sinagoga...


Para quem trabalha, a situacao pode ficar um pouco diferente... consulte seu rabino em como proceder.


E se a sinagoga fica longe, entao nao dah pra voltar pra casa pra fazer a Seudah Hamafsekes que eh obrigatoria (pra mim eh, sorry)... o que o homem faz entao? Neste caso o mais sensato eh que a familia tenha a refeicao vegetaria E a Seuda Hamafsekes ANTES de ir pra sinagoga rezar mincha.


Ha varias situacoes... entao consulte seu rabino em caso de duvidas.


Aqui onde moro, ha um miniam de mincha a 1 da tarde... eu ACHO que meu marido vai nesse no horario de almoco, ai volta pro trabalho... e no final da tarde, quando chegar em casa, faremos as duas refeicoes.


O segundo minian de mincha serah as 7 da noite. Entao... se meu marido conseguir chegar em casa cedo o suficiente, nos faremos a refeicao vegetariana... ai ele vai pra mincha... ai ele volta (a sinagoga fica a 5 minutos de casa) e faremos a Seudah Hamafsekes pra irmos a sinagoga a noite.


Como o por do sol eh tarde no Hemisferio Norte, o jejum comecara para nos depois das 8:15 da noite.



As Duas Refeicoes

Apos (ou ANTES, depende da situacao) de mincha (a 'reza da tarde') temos uma refeicao VEGETARIANA ou PESCETARIANA (digamos que o ideal eh iniciar esta refeicao mais ou menos 2 horas antes do horario do por do sol), preferencialmente em nossos lares.


Esta refeicao vegetariana eh servida a mesa, com todos os familiares juntos.


Finalizada esta generosa refeicao do final da tarde... ai nos servimos a Seudah Hamafsekes de Tisha B'Av... que eh servida uma meia hora antes do jejum se iniciar (ou antes, depende do quao longe voce mora da sinagoga). Esta eh a seudah (refeicao) que irah separar o "dia comum" do horario de inicio do jejum.


A Seudah Hamafsekes consiste de alimentos simples: na tradicao ashkenazita, comemos um alimento que seja redondo e cozido, como quando estamos de luto. A forma redonda nos lembra o ciclo da vida e o motivo de ser cozido eh que a tradicao nos ensina que Yaakov cozinhou lentilhas quando soube do falecimento de seu avo, Abraao.


Ashkenazim servem um unico ovo cozido para cada membro da familia, jah que este nao tem aberturas (qdo dentro da casca) e nos lembra que pessoas em luto nao tem "boca" e assim podem vivenciar seu estado de luto sem a obrigacao de falar com outras pessoas.


Junto com o ovo cozido, comemos o pao e bebemos agua. Alguns mergulham o ovo cozido em cinzas feitas de um papel queimado antes de come-lo.


Diferentemente da refeicao vegetariana servida antes, a Seudah Hamafsekes de Tisha B'Av (ovo cozido, pao e agua) nao eh servida a mesa, mas cada membro da familia senta-se em um local baixo (chao ou cadeira baixa) e come sozinho. O motivo de nos separarmos e comermos de forma individual eh para nao dizermos o Birkat Hamazon juntos, jah que isso nos lembraria uma ocasiao festiva.


Nosso proposito eh entrar em estado de luto por todas as calamidades que afligiram o povo judeu neste dia.


Apos a Seuda Hamafsekes, dizemos o Birkat Hamazon individualmente e nos dirigimos a nossas sinagogas para o servico de Arvit (ou mincha...tudo depende do quao longe voce mora da sinagoga e quanto tempo leva pra chegar lah) leitura do livro de Eicha (Lamentacoes de Jeremias) e a triste leitura cantada de Kinnos (ou Kinnot), que sao varios pyiutim (poemas liturgicos) sobre este triste dia.


Kinnos de Ashkenazitas e Sefaraditas sao completamente diferentes!!!!! Se voce estiver visitando uma sinagoga de nusach (modo de rezar) diferente do seu, use o livro de Kinnos deles.


Apos o final do jejum, temos uma refeicao LEVE (vc jejuou por 25h, qualquer excesso pode causar dor de estomago) e vegetariana. Sopas e saladas sao bem vindas pois preparam o estomago para alimentos mais solidos.


Como o Templo estava em chamas durante toda noite e manha dia seguinte do jejum, comemos carne soh depois do meio dia de 10 de Av.



O QUE SERVIR PARA A REFEICAO ANTES DA SEUDAH HAMAFSEKES?


Cada pessoa tem sua preferencia para comidas que a deixam satisfeitas por um longo periodo. Aqui em casa eu sirvo:


Saladas diversas


Sopa de vegetais


Pure de batata (bastante!)


Ervilhas (pra acompanhar o pure de batata)


Salmao (eh um peixe rico em gordura, mantem o estomago cheio... tem gente que nao aconselha servir peixe antes de jejuns, alegando que sentirao sede depois... bom... pessoalmente eu nunca tive problemas...fique a seu criterio comer peixe ou nao)


Tofu (inexplicavelmente, tofu possui o poder de me deixar sem fome o dia inteiro)


Agua (refrigerante eh "proibido", pois dah mais sede depois)


Frutas... melancia eh uma boa pedida, por causa da agua que possui


Ha quem tome um ou dois analgesicos antes de iniciar o jejum, a fim de evitar dores de cabeca devido a ausencia de cafeh. Nao eh uma tatica lah muito cientifica... mas muita gente faz isso.


Outros, vao cortando o consumo de cafe durante a semana que antecede o jejum, assim nao sofrem tanto durante as 25 horas que ficarao sem cafeina.


Nos Estados Unidos, ha certas marcas de comprimidos que tiram a fome da pessoa e ajudam a diminuir os efeitos da falta de cafeina no sangue. Muita gente ingere tais comprimidos antes de jejuar.



Mulheres Vao para Mincha e Arvit de Tisha b'Av?

Depende da comunidade...em algumas eh costumeira a participacao de mulheres nestes servicos religiosos e em outras, elas preferem ficar em casa.




Que este possa ser o ultimo Tisha b'Av antes da reconstrucao de nosso Templo.



Kol tuv,

Esther




Se voce quiser aprender mais sobre 9 de Av:

Laws of Tisha B'Av - http://www.aish.com/h/9av/oal/48944076.html

Poetic Controversies (Pyiutim) - https://rabbikaganoff.com/tag/piyutim/

bottom of page