A Carta da Rabanut para o Brasil
Desde que comecei meu blog ha 2 anos atras, 4 cartas emitidas por batei din jah apareceram por aqui, mas essa eh a primeira vez que uma copia da carta emitida pela Rabanut (Grao Rabinato Israelense) para em minhas maos.
A primeira foi do Vaad de SP em 2015, a segunda e terceira do Vaad Rabanei Anash (um vaad - conselho rabinico - que controla o Chabad brasileiro) emitidas em 2017 e esta que descreverei abaixo eh a quarta, emitida pela Rabanut.
Eu pedi para 4 amigos israelenses que moram no meu bairro traduzirem (do hebraico pro ingles) a carta para mim... todos me deram a mesma traducao. Nenhum deles tem a minima ideia do que estah acontecendo no Brasil.
Por que estou metendo meu nariz nesta conversa? Por que acredito que as pessoas tem o direito de entender o que ela significa.
Primeiro, foto da carta:

Agora, vamos a traducao que eu recebi de meus amigos israelenses (hebraico/ingles) e traduzi para o portugues:
10 de agosto de 2017
Ao Sr. Yaron Ashkenazi
Shalom Rav (Rav eh Rabino em hebraico),
Processos de Conversão no Brasil
Até o dia de hoje, não há processo de reconhecimento de rabinos.
O Grao Rabinato de Israel (Rabanut) está trabalhando para estabelecer critérios para o reconhecimento de rabinos ao redor do mundo, com a aprovação dos critérios pelo Conselho (da Rabanut), a lista de tribunais (beit dins de conversao) reconhecidos ou rabinos (aprovados) serah publicada.
Ao mesmo tempo, deve ser esclarecido que até o momento, o Grao Rabinato (Rabanut) ainda não requeriu/reconheceu as conversões feitas pelo Rabino Amsalem fora de Israel, e em qualquer caso, nenhum documento atestando essa atividade foi aprovado pelo Rabinato Chefe.
A carta de recomendação citada não trata da conversão e não recomenda que nenhuma pessoa se envolva na conversão.
Com copia para: Presidente do Grao Rabinato de Jerusalem
Com brachot (bencaos),
Rabino Itamar Touboul
Diretor do Departamento de Casamento e Divórcio, Inspetor dos rabinos , Comitê de Casamento
Esta eh uma segunda versao da traducao, que eu recebi hoje, feita do hebraico diretamente para o portugues:
"Para o sr Yaron ASHKENAZI
Muita paz.
Assunto: O que vem ocorrendo a respeito da conversão no Brasil.
É certo que para hoje não há encaminhamento para o reconhecimento de rabinos. O rabinato chefe de Israel está PENSANDO sobre a POSSIBILIDADE de LEVANTAR CRITÉRIOS para reconhecer rabinos ao redor do mundo, com a oficialização dos critérios através deste conselho será divulgada uma lista de tribunais, ou de rabinos autorizados.
Mais do que isto devo esclarecer que até agora o rabinato chefe não foi requerido a respeito das conversões feitas pelo Rabino Amsalem fora de Israel e por causa disto não foi certificado por ela nenhum documento que testemunhem a respeito das ações feitas por ele. A carta de recomendação citada (?) não fala de conversão, nem tampouco recomenda que alguém se ocupe com conversões.
Segundo esta traducao mais proxima as regras gramaticais portuguesas:
''não requeriu'' seria 'não foi solicitada'.
''em qualquer caso'' seria 'consequentemente'
''não foi aprovado'' seria 'não foi certificado'
'não recomenda que nenhuma pessoa se envolva'' seria 'não indica' para algum sujeito específico que se ocupe de guiur.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANALISE DA CARTA
Paragrafo 1:
"Até o dia de hoje, não há processo de reconhecimento de rabinos."
Quem segue meu blog ha um tempo, sabe que eu frequentemente falo do lado POLITICO de conversoes ao Judaismo. Em Julho de 2016 eu dividi com voces a lista com nomes de rabinos aprovados pela Rabanut para lidar com conversoes ao redor do mundo.
Nenhum brasileiro eh citado: http://www.vidapraticajudaica.com/single-post/2016/07/20/Finalmente-A-confusa-Lista-da-Rabanut
Esta lista foi feita pelo mesmo rabino que assina a carta acima, R. Itamar Tubul (soletro assim mesmo) e entregue ao ITIM (clique aqui para sabem quem eh o ITIM), que fez o favor de liberar a lista para a midia judaica mundial. Tipo assim... mundial exceto Brasil hahahaha midia judaica brasileira nunca sabe dessas coisas, e se sabe, nunca divulga...
Enfim, prossigamos.
Como varios rabinos na lista antiga da Rabanut jah tinham se aposentado, alguns jah eram falecidos e uns 2 ou 3 estavam envolvidos em atividades nada casher, o ITIM e a Corte Suprema Israelense (Corte secular, com juiz, advogado etc) pediu para a Rabanut fazer uma NOVA lista.
Rabino Itamar Tubul ficou entao com a missao de fazer uma nova lista. Ateh hoje, como diz a carta, nao houve nenhum processo de reconhecimento de novos nomes de rabinos para compor a lista. Em poucas palavras: de Julho de 2016 ateh hoje a Rabanut nao fez a nova lista.
Paragrafo 2:
"O Grao Rabinato de Israel (Rabanut) está trabalhando para estabelecer critérios para o reconhecimento de rabinos ao redor do mundo, com a aprovação dos critérios pelo Conselho (da Rabanut), a lista de tribunais (beit dins de conversao) reconhecidos ou rabinos (aprovados) serah publicada."
Auto-explicativo. A Rabanut ainda estah trabalhando para fazer uma nova lista. O maior problema da lista antiga era a pergunta 'QUAIS OS CRITERIOS NECESSARIOS PARA UM RABINO FAZER PARTE DA LISTA DE APROVADOS DA RABANUT?'. E ateh hoje, 1 ano depois, tal lista nova e nem a explicacao de quais criterios sao necessarios ainda nao foi feita.
Paragrafo 3:
"Ao mesmo tempo, deve ser esclarecido que até o momento, o Grao Rabinato (Rabanut) ainda não requeriu/reconheceu as conversões feitas pelo Rabino Amsalem fora de Israel, e em qualquer caso, nenhum documento atestando essa atividade foi aprovado pelo Rabinato Chefe."
Auto-explicativo. Sendo que o nome do Rabino Haim Amsalem (ou Amsellen, cada jornal soletra de um jeito) nao consta na lista de rabinos registrados na Rabanut, nenhum documento de conversao emitido por ele no Brasil foi reconhecido ou aprovado ateh o momento pela Rabanut.
Agora... Rabino Amsalem trabalha em um beit din de conversao independente chamado Gyiur Kahalacha (se vc leu o link onde explico quem eh o ITIM, vc sabe quem eh o Gyiur Kahalacha). Tanto o Gyiur Kahalacha, quanto o beit din do R. Karelitz em Bnei Brak, quanto um beit din Satmar, como o beit din do R. Lookstein em Nova York que converteu Ivanka Trump sao todos independentes. E todos os beit din independentes SAO independentes porque NAO estao registrados na Rabanut.
Paragrafo 4:
"A carta de recomendação citada não trata da conversão e não recomenda que nenhuma pessoa se envolva na conversão."
Esta carta da Rabanut foi enviada com copia ao Rabino Abergel, que fez uma carta recentemente pedindo que judeus do mundo inteiro apoiassem os gerim do R. Amsalem.
E esta eh a 'carta de recomendacao' citada na carta da Rabanut. Esta carta feita pelo Rabino Elyahu Abergel, que como voces podem ver nao trata de conversao, mas sim pede apoio as pessoas que se converteram.
Vamos ver a foto da carta de recomendacao do R. Abergel:

E agora para a traducao da carta do R. Abergel:
"25 de Sivan 5777 19/06/2017 Recomendação: "Entre as tribos de Israel anuncio o que é justo" (Oséias 5/9) a respeito da organização 'Reunindo os Dispersos de Israel', que tem como líder o Mestre, Torre e Fortaleza da Torah, Rabino Haim Amselem Shlita, Guia e orientador de justiça em Jerusalém, cujo trabalho incessante e grandioso, tem aproximado os nossos irmãos dispersos pelo mundo do nosso Criador, através do ensino da Torah e do temor ao Eterno e tendo realizado seu trabalho com sucesso em diversas comunidades de desterrados, (Bnei Anussim) que sob a sua orientação tem se tornado cumpridoras da Torah e de seus mandamentos. Portanto, eu peço aos meus irmãos que levantem-se para ajudá-lo, em nome do Criador, de modo que tomem parte desta grande mitzvah, cumprindo assim o versículo que anuncia: "... Para que não se perca nenhum dos desterrados''. (2 Samuel 14/14) E ao rabino Shlita eu abençoo e desejo muito sucesso em todas as suas obras e que siga crescendo sempre. Ámen que assim seja! Pela honra da Torah! Rabino Eliahu Abergel - Grão Rabino oficial de todas as cortes Rabínicas de Jerusalém."
Como eh de conhecimento geral (menos dos judeus brasileiros, acho) a Rabanut eh um ORGAO POLITICO, uma extensao do Ministerio da Justica Israelense. E como um orgao politico, a Rabanut almeja o MONOPOLIO de conversoes ortodoxas.
Eu me converti pela Rabanut, por isso estou tao familiarizada com essa jornada dela em querer o monopolio da "industria de conversoes". Ha 10 anos atras, havia trocentos batei din de conversao independentes no mundo. Nos EUA, terra que abriga mais de 5.6 milhoes de judeus, eram dezenas e mais dezenas de batei din de conversao ortodoxas operando de forma independente, ou seja, sem se registrar na Rabanut.
Ha aproximadamente 8 anos, sem qualquer aviso previo, a Rabanut fez uma lista de batei din aprovados por ela. Dezenas de batei din de conversao independentes foram surpreendidos ao nao verem seus nomes ali. A partir de entao, ha uma guerra entre batei din independentes x Rabanut.
Essa eh uma briga politica, gente. Totalmente politica. Nao tem nada a ver com halacha. Apenas poder politico.
Jah que o proposito da Rabanut eh monopolizar as conversoes, eles recomendam (eu tbm recomendaria, se eu quisesse monopolizar algo) que ninguem se envolva com conversoes ortodoxas independentes.
Paragrafo 5:
"Com copia para: Presidente do Grao Rabinato de Jerusalem "
A carta da Rabanut foi enviada para o R. Yaron Ashkenazi com uma copia para o Presidente do Grao Rabinato de Jerusalem, Rabino Elyahu Abergel.
ESTHER, SE ERA SOH ISSO, ENTAO POR QUE TANTO BARULHO????
Eh o que eu me perguntei.
A carta da Rabanut fala o obvio e eh apenas uma carta que lida com burocracia (apresentacao e aceitacao de documentos). Nada mais normal ou corriqueiro que uma carta emitida por um funcionario do Governo.
O E-MAIL MISTERIOSO
Um dia depois de ter publicado este post, comecei a receber copias de um certo e-mail que teria sido, segundo a voz do povo, enviado do escritorio do Grao Rabino Sefaradita de Israel, Yitzhak Yosef.
O e-mail nao possui endereco de quem o enviou e muito menos de quem o recebeu.
Ninguem sabe quem o liberou a foto deste email para a internet. Enfim, apos ve-lo, eu enviei uma copia do mesmo para o email disponivel no site da Rabanut (rabbis@rab.gov.il) e se alguem de lah me responder, confirmando se isso procece ou nao, eu conto pra voces.
Ai vai a foto do email misterioso, ou seja, sem endereco de remetente ou destinatario. Eu realmente queria saber quem liberou isso pro Facebook e Whatsapp.

Hoje, dois dias depois do ocorrido, foi-me esclarecido que a imagem do usuario de Facebook que ilustrava a traducao do e-mail foi manipulada (cortada) para me fazer acreditar que a mesma estava sendo usada como chacota. A intencao de ambas as partes, minha e do usuario, jah foi devidamente explicada e tudo estah bem entre nos.
A traducao do e-mail:

No meu post sobre Quem eh Rabino Amsalem, eu descrevo e dou a fonte de tudo o que aconteceu com a saida dele do partido politico Shas, que gerou todo esse mal entendido e mentiras que dizem a respeito dele. Clique aqui para ler.
--------------------------------------------------------------------------------------------
MINHA CONCLUSAO:
As pessoas que se converteram com Rabino Amsalem, dediquem suas vidas a Torah e mitzvot. Deixem todo o resto de lado. Voces estao iniciando uma longa jornada e se concentrem somente no que eh importante: APRENDER, aprender, aprender, aprender. Voces nao tem tempo a perder com bobagens de pessoas que dedicam suas vidas ao mal, a mentira e a destruicao. Voces nao tem tempo para isso. Todo o tempo de voces deve ser dedicado ao AUTO-REFINAMENTO que a Torah nos ensina, e a se dedicar em melhorar suas acoes, estudar e aprender.
Eu nao sei quantas pessoas passaram por este gyiur, mas eu lhes digo SOB A OPTICA E EXPERIENCIA DE UMA JUDIA POR OPCAO: o que dah credibilidade a um beit din independente sao os convertidos e nao os rabinos que compoem o beit din.
Entenderam?
Rabinos sao rabinos. Nada muda a credibilidade deles.
R. Karelitz de Bnei Brak eh um otimo e respeitado rabino e os gerim dele sao tambem respeitados no mundo todo. E por que isso acontece? Porque a MAIORIA dos gerim do R. Karelitz se dedicam a uma vida de Torah e mitzvot. Eu nao conheco 100% das pessoas que se converteram com ele, mas sei por fato que todas as pessoas que eu conheco que passaram pelo beit din dele levam uma vida de Torah.
E por causa disso... o beit din do R. Karelitz eh respeitado.
Agora imaginem se fosse o contrario... se a maioria dos gerim do R. Karelitz nao comessem casher... nao cumprissem Shabbat... fumassem no Shabbat... nao cumprissem tziniut (TZINIUT EH PARA HOMEM TAMBEM!!!! HOMEM SEM CAMISA NAO EH TZINIUT!!!! Minha familia eh cearence e calor nao eh desculpa pra preguica e falta de compostura)... entao quem levaria as conversoes do R. Karelitz a serio?
Esta situacao das conversoes do R. Amsalem eh um fato sem precedentes no Brasil. Eh uma coisa totalmente nova. E quem vai decidir se estas conversoes serao respeitadas ou nao na comunidade judaica sao VOCES. Nao eh o R. Amsalem, pois ele jah tem a impecavel carreira espiritual e politica dele. Ele deu asas a todos voces, agora basta a voces escolherem voar ou cair com tais asas.
Eu me converti pela Rabanut e a marioa dos gerim da Rabanut mantem a linha. Ha alguns que escorregam e deslizam feio... mas a maioria mantem a linha e eh por isso que conversoes da Rabanut tambem sao respeitadas no mundo todo. Nao eh a Rabanut que dah a credibilidade espiritual a estas conversoes, somos nos. Sou eu.
Sei que eh dificil conseguir produtos casher da lista da BDK e BKA em certas regioes brasileiras. Eh dificil, mas nao eh impossivel. Aprendam a cozinhar. Aprendam a fazer todos os tipos de alimentos caseiros para que nem voces e nem seus filhos se sintam tentados a ingerir produtos que nao sao casher. Se uma conversao eh o que voces tanto queriam e agora conseguiram, entao lutem por ela. Lutem com o intelecto e nao com os punhos. Lutem com estudo. Lutem para aprender a etica judaica. Lutem para se auto-refinar.
Abraham Avinu foi testado 10 vezes para ver se ele era digno de ser o patriarca de klal Israel, o povo de Israel. O decimo teste foi o decisivo. O decimo teste consistiu de Hashem pedindo a Abraham "suba ao monte e sacrifique seu filho".
SUBA ao monte. Abraham deixou os 2 jovens que acompanhavam pra tras e subiu ao monte. Abraham deixou as limitacoes humanas para tras e subiu ao monte, ascendendo ALEM do entendimento humano.
Ser judeu eh ir alem.
Se converter ao Judaismo eh progredir e NAO regredir.
O respeito e aceitacao que voces tanto gostariam de receber da comunidade judaica brasileira depende de seus esforcos para fazer como Abraham, que era filho de idolatras e foi o primeiro GER. Assim como Abraham Avinu foi alem de limitacoes fisicas, eh nosso dever seguir seu exemplo.
Cashrut, Shabbat, Feriados, Taharat Hamishpaha. Estah em suas maos.
Kol tov,
Esther