Quem eh o Grao Rabino de Israel?

Ha varios Graos Rabinos neste mundo, mas vamos conhecer os nomes dos principais:


Grão Rabino Ashkenazita de Israel é R. David Lau


Grão Rabino Sefaradita de Israel e R. Yitzhak Yosef


Grão Rabino Ashkenazita de Jerusalém é R. Aryieh Stern


Grão Rabino Sefaradita de Jerusalém é R. Shlomo Amar


Judeus Ashkenazitas olham para as opiniões de R. David Lau


Judeus Sefaraditas olham para as opiniões de R. Yitzhak Yosef


Eu sigo a tradição ASHKENAZITA, então só me ocupo em observar e discutir as opiniões de R. David Lau.


Quando alguém me diz "Vc viu o que o Grão Rabino Sefaradita disse?" naturalmente eu não tenho ideia do que está acontecendo e tenho que procurar notícias a respeito, pq eu não sigo a tradição sefaradita. Judeus ashkenazitas, quando precisam da opinião de um dos Grão Rabino de Israel, devem consultar R. David Lau.


Consequentemente, judeus sefaraditas quando precisam consultar um dos grãos rabinos de Israel, consulta R. Yitzhak Yosef.


São coisas que não misturamos. Quando precisamos de uma decisao halachica, judeus ashkenazitas procuram rabinos ashkenazitas e judeus sefaraditas procuram rabinos sefaraditas.


O cargo de Grão Rabino de Israel vai a votação a cada 10 anos, ou seja, a última eleição foi em 2013 e a próxima será em 2023.


Então em 2023 poderemos ter grãos rabinos totalmente diferentes dos atuais.


Só lembrando que R. Elyahu Abergel concorreu em 2013 ao cargo de Grão Rabino Sefaradita de Israel, mas alguns dias antes das eleições, a fim de ajudar seu amigo R. Yitzhak Yosef, retirou a própria candidatura, garantindo a vitória de R. Yosef.


Mas se em 2023 R. Abergel se candidatar e ganhar... não será uma virada interessante na história?


Agora do lado Ashkenazita, os principais concorrentes das eleições passadas foram R. David Lau e Rabino David Stav, que é criador da organização Tzohar e aliado religioso e político de R. Haim Amsalem.


O que vai acontecer em 2023 se R. David Stav concorrer novamente e ganhar o cargo de Grão Rabino Ashkenazita de Israel e R. Abergel concorrer novamente e ganhar o cargo de Grão Rabino Sefaradita de Israel?


Bem vindos ao mundo da politicagem!


O atual Grão Rabino Ashkenazita de Israel David Lau é mais propenso ao diálogo e a um acordo quanto a conversões feitas em tribunais independentes, como a de.....Ivanka Trump.


Ivanka se converteu no beit din Ortodoxo Moderno de Rabino Lookstein, em Nova York.


Embora a ortodoxia moderna tenha vários batei din registrados na Rabanut, o de R. Haskel Lookstein não estava.


E é por isso que Ivanka, sem saber, traz a tona muuiuuita coisa sobre o sistema POLÍTICO de conversão ao Judaísmo. Inclusive a opinião do Grão Rabino Ashkenazita de Israel.


Politicagem eh comigo mesmo! ADORO!


Kol tov,

Esther



Posts Destacados
Procure por Tags

© 2015 por Vida Pratica.