© 2015 por Vida Pratica.  

Os "Bnei Ashkenazim"

Um rumo totalmente inesperado que meu blog tomou foi me colocar em contato com descendentes de judeus ashkenazitas que só agora descobriram que é sim possível estabelecer contato com a comunidade judaica.

 

Fugindo da Primeira e Segunda Guerra Mundial, alguns judeus que chegaram ao Brasil foram tomados pelo medo do governo local e decidiriam esconder de seus filhos (netos e bisnetos) sua identidade judaica.

 

Alguns fizeram questão de destruir documentos que lhes conectavam ao Judaísmo (ketuba, fotos com acessórios judaicos ao fundo etc), outros mudaram de nome e sobrenome e se casaram com cristãos a fim de esquecer os sofrimentos vividos na Europa.

 

Os descendentes de tais judeus estão hoje descobrindo suas raízes. Alguns conseguiram montar sua genealogia documental, outros optaram por investigar sua genealogia genética (onde podem encontrar parentes que saibam a história da família) e outros ainda estão engatinhando no seu processo de retorno a klal Israel (povo de Israel).

 

O fenômeno de descendentes de judeus ashkenazitas descobrindo suas origens é bem popular na Europa, mas ainda raro no Brasil.

 

Se vc conhece alguém que é potencialmente um descendente de judeus europeus, informe-lhe que há maneiras dele(a) se reconectar ao Judaísmo.

 

Mas seja realista, por favor, a fim de evitar frustrações desnecessárias.


Se a pessoa descende de uma linha materna judaica ininterrupta e ela tem como provar através de documentos, esta pessoa é considerada judia de nascimento.

 

Se a pessoa não tem como provar, ela precisa marcar uma reunião com um Rabino e conversar sobre a possibilidade de uma conversão, que pode ser simplesmente um gyiur lechumra (conversão se dúvida) ou um gyiur convencional.

 

Cada caso é um caso, e cada caso é sempre muito bem estudado.

 

Bom, se há algum descendente de judeus ashkenazitas lendo este post, me coloco a disposição de vcs, como amiga, caso queiram conversar a respeito desta situação.

 

Meu email é vpjudaica@gmail.com

 

 

Kol tuv,

 

Esther

 

Please reload

Posts Destacados

O Que é um Rabino? O Que é Semicha?

October 21, 2018

1/10
Please reload

Procure por Tags
Please reload