Mulheres Judias e a Cobertura de Cabelos



Anunciei na pagina de Facebook deste blog que faria um post sobre a mitzva popularmente conhecida como kissui harosh (traducao literal: cobertura da cabeca). Recebi varias perguntas sobre o tema e as incorporei ao post.


Como isso eh um blog e nao um livro, deixo claro que nao tenho tempo de espalhar delicadeza e finesse para as almas sensiveis. Sendo assim, se vc eh uma alma sensivel que procura por educadissimas palavras de compreensao e chizuk, passe esse post da Rebbetzin Feigi Twersky do tradutor do Google e seja feliz: http://www.aish.com/f/rf/48944771.html


Este post eh de carater INFORMATIVO e nao uma tentativa politicamente correta de passar a mao na cabeca das pessoas. Infelizmente, a maioria estah tao preocupada em nao ter seus sentimentos feridos que este tipo de informacao nao eh passada adiante... porem, o fato das pessoas preferirem nao saber de algo nao faz com que este algo pare de existir. A informacao existe.


Eu ACREDITO que todos os judeus tem o direito de saber TUDO, o prol, o contra, o bom, o bonito e o feio de cada regra, pois soh assim a pessoa tera informacao o suficiente para decidir o que ela realmente quer. Esse negocio de "deixa que eu escolho o que vc precisa saber" nao eh comigo. Saiba de tudo, compare as FONTES, ai sim escolha o que voce quer.

Quando uma mulher vê a mitzvá da cobertura de cabelos sob a perspectiva correta, ela verá toda a gama de virtudes que tal mitzva contém.


Abaixo, as principais perguntas de leitoras do Vida Pratica Judaica que usadas para desenvolver o post e no final, menciono e respondo todas as perguntas de carater pessoal que foram enviadas.

1. Onde estah escrito na Torah sobre cobertura de cabelos para mulheres casadas?

2. Isso eh halacha ou costume?

3. Quando judias comecaram a cobrir os cabelos?

4. Os homens tambem tem obrigacao de cobrir a cabeca?

Kissui HaRosh Para Mulheres - ORIGENS:

A primeira mencao de que judias casadas cobriam os cabelos por recato estah descrito na Parasha (porcao semanal de leitura da Torah) Nasso. Vamos ler os trecho com ajuda do site Sefaria:


וְהֶעֱמִ֨יד הַכֹּהֵ֥ן אֶֽת־הָאִשָּׁה֮ לִפְנֵ֣י יְהוָה֒ וּפָרַע֙ אֶת־רֹ֣אשׁ הָֽאִשָּׁ֔ה וְנָתַ֣ן עַל־כַּפֶּ֗יהָ אֵ֚ת מִנְחַ֣ת הַזִּכָּר֔וֹן מִנְחַ֥ת קְנָאֹ֖ת הִ֑וא וּבְיַ֤ד הַכֹּהֵן֙ יִהְי֔וּ מֵ֥י הַמָּרִ֖ים הַמְאָֽרֲרִֽים׃


"Depois do sacerdote ter feito a mulher ficar de pé diante do SENHOR, o sacerdote descobrirá a cabeça da mulher e desmanchará suas tranças e colocará em suas mãos a oferta de lembrança, que é uma oferta de ciúmes. E nas mãos do sacerdote deve haver a água da amargura que induz o ritual."

Numeros 5:19


Este trecho se refere ao ritual da mulher casada suspeita de adulterio, a qual eh chamada de 'sotah'. Se uma mulher é acusada de adultério por seu marido, e há motivos sérios de suspeita, entao a ela é dada uma escolha: aceitar o divórcio ou enfrentar um teste estranho, que eh o teste das aguas amargas. Se ela optar pelo teste, ela beberia as "águas amargas" em que o nome de Deus havia sido dissolvido. Se ela é culpada, ela morre instantaneamente. Se ela eh inocente, ela vive. ( http://www.aish.com/tp/i/m/48964791.html )


Embora seja a mulher acusada que deve realmente beber as águas amargas, as águas afetam seu parceiro masculino em adultério de forma idêntica. Assim como as águas a examinam, elas também o examinam. (Talmud, Sotah 27b)


Ah, e como os dois morriam? Well, well, well... era bem gore e hardcore...as aguas derreteriam as entranhas dos dois... tipo... pergunte ao seu rabino por detalhes.


Mas vamos voltar ao kissui harosh, este trecho da sotah (ritual da mulher suspeita de adulterio) eh a primeira mencao da Torah sobre mulheres casadas cobrirem os cabelos, jah que o cohen (sacerdote) que faria este ritual deve descobrir os cabelos da mulher e desfazer as tranças, expondo seus cabelos a todos os presentes, o que era considerado um sinal de humilhacao.


O ritual da sotah eh bem extenso e ha vasta literatura que o explica, online, em ingles. O Talmud e comentaristas, como Rashi, explicam detalhadamente todos os passos deste estranho ritual.


Cobrir os cabelos era uma norma comum para judias do passado, como vemos em Isaias 3:17, que descreve o sofrimento e humilhacao a qual Jerusalem passaria, o que nos mostra que descobrir os cabelos naquela epoca era considerado uma grande humilhacao para mulheres: וְשִׂפַּ֣ח אֲדֹנָ֔י קָדְקֹ֖ד בְּנ֣וֹת צִיּ֑וֹן וַיהוָ֖ה פָּתְהֵ֥ן יְעָרֶֽה

"Meu Senhor desnudará as filhas de Sião, o SENHOR descobrirá suas cabeças"

Isaias 3:17


A gemara (Talmud) infere disso que a cobertura de cabelo para uma mulher casada é uma obrigação (Ketubot 72a) e que o seu nao cumprimento eh uma das razoes as quais o marido pode lhe pedir divorcio (entre outros motivos). Vamos ver o trecho:


"E quem é considerada uma mulher que viola os preceitos das mulheres judias? Uma que, por exemplo, sai da casa dela, e a cabeça dela, ou seja, o cabelo dela, está descoberto; ou ela gira lã no mercado público; ou ela fala com cada homem que ela encontra. Abba Shaul diz: também quem amaldiçoa o dele, isto é, os pais do marido, na sua presença. Rabi Tarfon diz: também uma mulher "alta". E quem é definido como uma mulher "alta"? Quando ela fala dentro de sua casa e seus vizinhos ouvem sua voz." - KETUBOT 72A


Tendo sugerido pela primeira vez que a cobertura do cabelo é um requisito bíblico - enraizado no ritual da Sotah e, em seguida, propondo que é realmente um produto das normas comunais, o Talmud (Ketuboth 72a) apresenta uma posição de compromisso: a cobertura mínima do cabelo é uma obrigação bíblica, enquanto os padrões de como cobrir o cabelo são determinados pela comunidade (https://www.myjewishlearning.com/article/hair-coverings-for-married-women/).


Ha tambem no Talmu a famosa historia de Kimrit, em Yoma 47a:

'Os Sábios ensinavam: Kimrit tinha sete filhos, e todos serviram no Sacerdócio, como Sacerdotes ou como seu substituto. Os Sábios disseram-lhe: Que boas ações você realizou para merecer isso? Ela disse a eles: Em todos os meus dias, as colunas de minha casa nunca viram as tranças do meu cabelo, pois ela era extremamente modesta e era rígida em cobrir seus cabelos mesmo dentro de sua própria casa. Eles disseram a ela: muitas mulheres o fizeram e não conseguiram tal grau; Você deve ter recebido um presente especial de Deus.'


Este trecho nos mostra que cobrir os cabelos com o rigor de Kimrit era uma pratica feita por muitas mulheres.


Historicamente, as mulheres no período talmúdico cobriram seus cabelos. Outro exemplo, no Talmud em Bava Kama 90a, ha a historia de uma mulher que traz uma ação civil contra um homem que a fez descobrir os cabelos em público. O juiz toma o lado da mulher porque o homem violou uma norma social da epoca.


Ao longo da Idade Média, as autoridades judaicas reforçaram a prática de cobrir o cabelo das mulheres, com base na obrigação derivada da história de Sotah.



Kissui HaRosh Para Mulheres - HALACHA:


É uma lei explícita (Shulchan Aruch, Orach Chayim, capítulo 75) - e não apenas um costume - da Torá de que uma mulher casada pela lei judaica deve cobrir seus cabelos atraves da mitzva de Kisui HaRosh.


Mulheres que foram casadas pela lei judaica (viúvas e divorciadas) tambem cobrem seus cabelos. Uma mulher que nunca foi casada pela lei judaica, nao eh considerada casada e não precisa cobri-lo.


A lei judaica ensina que todas as mulheres casadas pela lei judaica cubram seus cabelos em lugares públicos, ou mesmo em privado, se ela for susceptível de ser vista por um homem diferente de seu marido. Além disso, mesmo que não haja mais ninguém, é preferível que uma mulher cubra seus cabelos ao dizer uma bracha (bencao) - Rabino YS Eliyashiv, citado em Halachos Bas Yisrael 5: 5


Além disso, a partir da grande recompensa recebida por realizar esta mitzvá, pode-se aprender que existe uma grande importância para cumprir esta lei.

Como o Zohar afirma (III, 126a) em Parshat Naso, (Mishnah Berurah, Leis de Kriat Shema, capítulo 75): "Seus filhos gozam de maior estatura sobre outras crianças, além disso, seu marido será abençoado com todas as bênçãos, bençãos de acima e bençãos de baixo, com riqueza, com filhos e netos ... "


Em algumas comunidades mizrahim, até mesmo as mulheres solteiras deviam manter seus cabelos cobertos, embora este costume nunca se tornasse generalizado. Assim que judeus de tais comunidades se mudaram para Israel, este costume desapareceu porque nao eh seguido pela MAIORIA de autoridades rabinicas.


No Judaismo Rabinico, que eh como judeus vivem depois da destruicao do Segundo Templo, eh a opiniao da MAIORIA de lideres que conta. Antes da destruicao do Templo, o Cohen era a "estrela" do Judaismo e havia toda uma conjuntura de leis que eram validas devido ao Templo e as funcoes dos cohanim.


Apos a destruicao do Templo, a solucao encontrada foi: ateh a construcao do Terceiro Templo, judeus seguem a opiniao da maioria de seus lideres. Por isso eh preciso cautela quando aprendemos algo novo. Se aquele algo estah contra a opiniao da maioria, entao voce estah com um problema em maos... a escolha eh sua seguir nesse caminho isolado ou nao.


Como dizem por aqui: "modas (de minoria) vem e vao, mas a mesorah (tradicao da maioria de lideres) permanece". E hoje em dia a opiniao da maioria de rabinos ortodoxos pode ser resumida neste paragrafo do livro Oz Vehadar Levusha (Modesty: An Adornment for Life, pg 243), escrito pelo Rabino Pesach Elyahu Falk: "Enquanto um homem adorna sua cabeça com tefilins por cerca de uma hora por dia, uma mulher tem o mérito de enfeitar a cabeça com um artigo de Mitzva ao longo do dia "


A forma em que esta prática de cobrir os cabelos eh observada varia de uma comunidade para outra.


Nas comunidades que estavam sob influência cabalística (comunidades hassidicas) - em partes da Europa Oriental e do mundo árabe, a prática foi observada de forma mais estrita, de modo que o cabelo seria coberto completamente, sem mostrar nada, não apenas na rua, mas também dentro de casa.

Na verdade, o Chofetz Chaim em Mishnah Berurah afirma que a cobertura de cabeca para uma mulher casada é um catalisador para dar Yiras Shamayim (temor dos ceus) adicional a seus filhos.


A gemara em Berakhot conta algumas distrações que impedem que um homem diga o Shema com a pureza de pensamento exigida, entre elas a voz de uma mulher cantando e seus cabelos expostos (Berakhot 24a).


Maimonides não inclui cobertura de cabelo em sua lista dos 613 mandamentos, mas ele afirma que sair da casa sem um xador, o padrão comum de modéstia em países árabes, é motivo de divórcio (Leis do casamento 24:12).


O Shulchan Aruch, que eh sefaradita, registra que mulheres casadas e não casadas deveriam cobrir seus cabelos em público (Even Haezer 21: 2), mas as decisões Ashkenazitas enfatizam que essa obrigação se relaciona apenas com mulheres casadas. E com o tempo, a opiniao de que soh mulheres casadas devem cobrir os cabelos se tornou a opiniao da maioria de lideres e por isso a seguimos hoje.


Para rezar na sinagoga ou em casa, eh obrigatorio que a mulher casada pela lei judaica cubra seus cabelos. Ateh mesmo em sinagogas liberais, mulheres recebem gratuitamente um lencinho de renda, que eh usado para cobrir seus cabelos. Ela escolhe se usarah ou nao, mas acredite... muitas usam.


Pessoalmente, eu acho que as pessoas gastassem metade do tempo que gastam falando mal da mitzva de kissui harosh para aprender e ensinar cashrut e outras mitzvot, as coisas seriam muito melhores.

AGORA VAMOS AS PERGUNTAS DAS LEITORAS DO VIDA PRATICA JUDAICA:

1. Onde tem na Torá que devemos proteger nosso cabelo e realmente só depois de casar?

Respondido acima.



2. Aqui no Rio eh extremamente quente ..soh usam a maioria pra ir na sinagoga

;sensação térmica de 50C... Dependendo qual eh a sinagoga eh véu ou peruca mas aqui eh demasiadamente quente...

Em Israel tambem eh muito quente e isso nao impede as judias israelenses cubram seus cabelos. Basta evitar caminhadas sob o sol, andar pela sombra, chegar na sinagoga cedo... Ha maneiras. Se precisamos caminhar sob o sol do Rio 40 Graus, o jeito eh cobrir os cabelos com uma boina, um chapeu ou um lenco. Quando visito meus pais no Nordeste do Brasil ou vou a Israel durante o verao, uso lencos durante o dia e perucas no final da tarde e a noite.

3. a)De acordo com o que eu aprendi, independente de estar casada ou não, cobrir os cabelos, principalmente durante as rezas, é para nós lembrar que o Eterno está acima de nós, como um ato de humildade e reverência.

Nao. Cobertura para cabelos eh somente para mulheres casadas e nao tem a ver com o fato de Deus estar acima de nos.



b) Quando se é casada esse ato se extende para o marido, mostrando respeito e se guardando para o mesmo.

Nao. Quando assunto eh cobertura de cabelos, o ato nao se extende ao marido. Homens usam kippot mesmo solteiros, desde criancinhas.

c) A dúvida q eu tenho, é como os homens veem esse ato, qto a beleza da mulher.

Como uma bela mitzva descrita na Torah, Tanach, Talmud, Shulchan Aruch, entre outras fontes.

4. Pelo que eu vejo no exterior é muito usado pelos ortodoxos a cobertura, mas aqui no Brasil sinceramente nunca vi. Pq essa diferença?

Porque ha pouquissimo judeus no Brasil. Enquanto ha 5 milhoes de judeus nos EUA, ha aprox. 100 mil no Brasil.

Mas se voce caminhar em alguns bairros judaicos de SP e RJ, poderah ver algumas judias ortodoxas que cobrem os cabelos.

5. Tem uma oração específica para o véu?

Nao. Eh soh colocar e sair de casa. Sem cerimonia nenhuma.

6. a)Olha que esse assunto é mega especulado e você já escreveu sobre isso, eu tenho entendimento da mitzvah, mas só para registrar a última coisa que ouvi a respeito é que: "na galut, por não ser um costume do local, usar kisui rosh chama mais atenção que não usar e que esposas de grandes rabinos não usavam, por que hoje deveríamos usar?"

A pessoa que fala isso, caso seja uma mulher, aconselho que ela use uma peruca, assim ela nao chamarah a atencao de ninguem.


O povo judeu vive na galut (exilio) ha 2000 anos... o Talmud foi escrito na galut... judias sacrificaram suas vidas para manter suas normas de recato na galut... quer dizer que a partir de 1948, com a criacao do Estado de Israel, estamos isentas de cobrir nossos cabelos? Quais foram os rabinos que falaram isso?


Aguardo o nome das esposas desses grandes rabinos e adoraria saber o que elas pensariam se soubessem que o nome delas estah sendo usado para estimular mulheres a abandonarem uma mitzvah.


Voces sabem o que um rabino tem que fazer para ser considerado GRANDE? Ele tem que ser admirado pela maioria de rabinos do MUNDO. Um homem que chega a esta estatura de mitzvot, juntamente com sua esposa, ficariam tristes se soubessem que seus nomes nao estao sendo usados para estimular judeus a fazerem mitzvot, mas ao contrario disso, que seus nomes estao sendo usados para quebra-las.


As mitzvot destas esposas de grandes rabinos tambem sao mencionadas ou soh focam nos cabelos delas? E quanto a cashrut destas esposas de grandes rabinos? Alguem fala? Tziniut? Observancia escrupulosa do Shabbat? Falam da dedicacao a tzedaka, do amor a klal Israel, de seu comportamento solido e calmo ou... soh focam nos cabelos, como se a existencia dessas mulheres dependesse soh disso?


Eu nao faco questao de beber leite chalav Israel. Eu bebo chalav stam, com orgulho.


No entando, eu ODIARIA se alguem usasse meu nome para convencer judeus a abandonarem chalav Israel. Essa nao eh minha intencao.



b) além de ser sem nexo afirmar que "o homem deve cobrir a cabeça na hora da reza e a mulher não precisa"

Isso nao existe. Nonsense.

A mulher tem obrigacao de cobrir os cabelos enquanto reza. Se vc ouvir uma sandice dessas ao vivo, peca a fonte escrita. Quero saber onde exatamente onde estah escrito (soh pelo carater da zuera, pq sei que tal fonte nao existe) que homem DEVE cobrir a cabeca e mulheres nao devem, enquanto rezam. Ateh sinagogas liberais (Reformistas e Conservadoras) oferecem lencinhos para que suas mulheres cubram as cabecas enquanto rezam, jah que os homens as cobrem com uma kipah. Proibir ou oprimir uma mulher da mitzva de kissui harosh os cabelos eh algo que NEM o movimento Reformista faz.

7. Deve ser mais precaução cultural como separar os sexos na sinagoga um pra cada lado do que mitzva, a meu ver.

Nao. Eh mitzva mesmo.

8. Esther, peruca de material sintético não é proibida pela Tora? Os judeus mais observantes que conheço só usam fibras naturais na roupa. Dai vem a peruca de poliéster e eu fico meio sem entender nada kkkkkk

Nao. Perucas sinteticas sao super permitidas, muitos rabinos ateh dao preferencia a perucas de fibra sintetica, na verdade.


Os judeus mais observantes usam roupas tanto feitas de fibras naturais quanto sinteticas. Talvez no Brasil os judeus prefiram fibras naturais por causa do calor, jah que fibras sinteticas aquecem demais e nao deixam o suor do corpo evaporar, causando grande desconforto.


Em resumo, judeus e judias observantes podem usar fibras sinteticas, seja para roupa ou peruca.

9. a) Outra pergunta: a mitzva de cobertura de cabeça pode ser cumprida cobrindo parcialmente os cabelos?

Sim, tudo depende da comunidade a qual pertencemos.

b)Tipo chapéu com fios longos aparecendo ou mesmo um arco ou fivela?

Dependendo da comunidade, sim. Antes de se filiar a uma comunidade judaica, a mulher deve saber exatamente qual o codigo de vestimenta comum desta comunidade.

10. a) A minha pergunta é sobre algumas mulheres rasparem a cabeça depois de casar pra botar a peruca. Qual o sentido disso?

Esse costume eh recente e eh praticado somente em ALGUNS poucos grupos hassidicos, como Satmar e Skver (tvz algum outro que eu nao saiba, jah que existem mais de 50 grupos hassidicos). A maioria dos grupos hassidicos nao exige isso.


Qual o sentido? Impedir que ela pense em descobrir a cabeca, soh isso. Em grupos hassidicos, se um Rebbe decide algo, esse algo se torna a nova lei.


b) Se o cabelo é algo que tem que ser guardado, por que usar uma peruca?

Essa pergunta tem causado muitas discussoes serias entre varios rabinos de diversas geracoes. Podemos dizer que o cabelo que estah grudado a cabeca, ou seja, que eh parte da mulher e de sua persona estah reservado somente ao seu marido. Por outro lado, o cabelo que NAO estah conectado ao corpo da mulher (a peruca), nao causa problema algum jah que no momento que falamos pra alguem "oi, eu uso peruca" a pessoa imediatamente se pergunta 'como serah o cabelo dela?'.

Peruca eh apenas um acessorio e nao a essencia da persona da mulher. Se algum homem se apaixonar por uma peruca, eu posso recomendar alguns psiquiatras.

11. E para quem tem problema de não poder ter nada pressionando a cabeça, pois passa muito mal. Como a comunidade lidar com isso. Será que ainda assim a mulher é obrigada a usar a peruca, mesmo ela passando muito mal.

Nao, ela nao eh. Se a mulher passa muito mal, ela vai pedir um 'heter' (autorizacao rabinica) de seu rabino ou de um beit din para descobrir os cabelos e apos receber esta autorizacao, ela nao precisa mais cobrir.

12. Porque alguns judeus dizem ser obrigatório e outros não usam afirmando não ser? Afinal é obrigatório ou não? Baseado em que?

Judeus seguem a opiniao da maioria de lideres. Essa eh a essencia do Judaismo Rabinico (como chamamos o Judaismo apos da destruicao do Segundo Templo).


Se a maioria de lideres diz que eh obrigatorio, entao eh. Se um dia a maioria de lideres disser que nao eh, entao nao serah. Seguimos a opiniao da maioria. Cabe a cada mulher conhecer todos os fatos, todas as fontes e explicacoes e decidir o que quer fazer, suas consequencias e responsabilidades.

13. Pergunta como se comportarmos na diáspora....dúvida. .cobrirmos a cabeça inteira com o kisui ..ou so uma porcentagem. ..observação pra aquelas que estão no processo de guiur ..

Se uma mulher CASADA com um homem judeu estah em um curso de conversao ou um casal estah em um curso de conversao, eh o Rabino dela(es) que irah aconselhar quando serah o momento que ela deve PRATICAR cobrir os cabelos.


O casal ainda nao se casou na lei judaica, neste caso eh o rabino que aconselha qual o momento correto que ela pode iniciar a praticar esta mitzvah.


Quanto a 'porcentagem', se ela quiser ser hassidica, ela deve cobrir tudo. Se ela nao quiser ser hassidica, entao pode-se mostrar um pouco... ha ateh livros dando as medidas em centimetros e polegadas hahahah Mas no GERAL, mostramos uns 2 ou 3 dedos do cabelo acima da testa.

14. É permitido mostrar a franja do cabelo ou parte do cabelo?

Depende da comunidade, algumas permitem, outras nao.

16. O chapéu substitui o véu ou lenço?

Sim.

17. Estraga o cabelo proteger, fechar demais?

Se voce cobrir os cabelos enquanto molhados, estraga sim. Eh preciso cuidar da saude do couro cabeludo. Cobrir os cabelos molhados, se alimentar mal, usar produtos de baixa qualidade... tudo afeta os cabelos. Eh preciso zelo.

18. Vc se sente realmente protegida?

Protegida do que?

19. É para evitar mau olhado ou olhar desejoso de outros?

Nao eh para evitar mau olhado, eh apenas para cumprir uma mitzva. Pessoas que possuem olhos maliciosos desejam o mal ateh mesmo as mulheres que usam burka. Nao dah pra controlar os olhos de outras pessoas, mas eh nosso dever fazer nossa parte para aumentar o nivel de santidade do mundo.

20. Tem q raspar?

Segundo a Torah, nao.

21. O cabelo é curtinho ou normal do tamanho q gostamos e usamos?

Normal, do tamanho que queremos usar.

22. Qual tem mais efeito ou proteção?

Efeito sobre o que? Protecao do que?

23. Turbante ou peruca?

A mulher segue o costume da comunidade que ela frequenta. Eu uso de tudo, peruca, chapeu, turbante, lenco, o que vier. Mas confesso que prefiro a peruca porque eh muito mais facil e pratica de usar. Leva 5 segundos pra coloca-la, e isso ajuda bastante na correria do dia a dia.




24. a) A cobertura de cabeça só precisa ser utilizada na rua? Dentro de casa está liberado cabelo solto? E quando tem visita em casa?

Se a mulher TEM FILHOS, ela cobre dentro e fora de casa.

Se a mulher NAO tem filhos, ela cobre quando sai de casa, mas dentro de casa fica entre ela e o marido dela decidir o que fazer.

A mulher cobre os cabelos na presenca de qualquer pessoa que NAO seja o marido dela, entao...se ela nao cobre dentro de casa e visitas chegam, ela corre pra cobrir antes de abrir a porta.


b) Se tem que usar em casa, obviamente no banheiro não precisa né? E pra dormir? Tira a peruca e bota um lencinho? E se vc estiver sem peruca, dormindo, e precisar sair de repente pra area comum da casa (sei lá, pra ir ao banheiro ou pq escutou algum barulho e foi verificar)?

Se a mulher decidiu que vai cobrir os cabelos dentro de casa, ela os cobre ateh no banheiro. A artigo usado para sobrir os cabelos nao eh um objeto sagrado, eh soh um acessorio...pode entrar no banheiro sem problemas.

No geral, a maioria de mulheres nao cobre os cabelos para dormir... mas eu sei que algumas fazem isso. Eh uma escolha pessoal.

Se a mulher acorda a noite para verificar algo na casa... tudo depende da situacao... eh uma emergencia? Ha fogo na residencia? Um ladrao? Risco de vida? Se ela tem filhos, ela jah dorme com um acessorio de cobrir os cabelos perto da cabeceira, ai qdo se levanta a noite, ela jah cobre os cabelos, num instinto. Se ela nao cobre dentro de casa, entao ela se levanta sem cobrir e vai verificar o barulho.


Mulheres que tem filhos sao muito mais cuidadosas nesta mitzva.



c) E o cabelo embaixo da peruca? Fica sem respirar... Não cai? Não fica maltratado?

Contanto que a mulher se alimente bem, nao tenha o habito de cobrir os cabelos molhados e use produtos (shampoo, condicionador, cremes etc) de qualidade e nao use acessorios (perucas, chapeus, lencos) apertados demais, o cabelo embaixo da peruca nao cai e a aparencia fica normal.



25. Uma mulher pode ver o cabelo da outra?

Sim. Nossas cabeleireiras sao mulheres, ou voce acha que nunca vamos ao cabeleireiro? No geral, nao ha restricao alguma de uma mulher ver o cabelo da outra.

Posts Destacados
Procure por Tags

© 2015 por Vida Pratica.