Judeus Comemoram o Ano Novo?

31 de Dezembro está chegando e muitos judeus brasileiros, assim como não-judeus que gostam de estudar cultura judaica náo sabem exatamente o que fazer ou como se sentir quanto a chegada do ano novo gregoriano. Este post não possui nenhuma das restrições da covid-19, porque eu o escrevi originalmente em 2016.
Então, Judeus Comemoram o Ano Novo ou Não?????
Há VÁRIAS RESPOSTAS para esta questão:
1. A RESPOSTA OFICIAL
A resposta oficial da ortodoxia como um TODO é: o ano novo judaico é Rosh Hashana, então não fazemos nada no dia 31 de Dezembro. Assim como no dia 24 de dezembro, ficamos em casa lendo e repetindo para nós mesmos que aquele eh só mais um dia comum entre tantos outros. Judeus que seguem a resposta oficial, ficam em casa lendo e vão dormir cedo. O dia 31 de Dezembro é visto como dia 31 de qualquer outro mês.
Netflix ou não-Netflix, eis a questão... Se o judeu for de um grupo judaico que permite uso de computadores para ver filmes... então... pq não assistir alguma coisa, já que no dia seguinte será dia de folga no trabalho?
2. A RESPOSTA MEIO-OFICIAL
Well... comemorar dentro de uma grande festa é uma coisa, ver a virada do ano na TV é outra... então... há judeus que não fazem absolutamente NADA de especial, porém... gostam de assistir em suas casas os noticiários sobre o que está acontecendo na noite do dia 31 de Dezembro ao redor do mundo e comentar os fatos com a familia que está por perto. Eu diria que na América do Norte, a maioria ou todos os judeus ortodoxos que possuem televisão ou computador em casa assistem um pouco do show da virada da Times Square, em NY. Eu assistia com minha sogra, na verdade.
3. A RESPOSTA NÃO-OFICIAL
No geral, Judeus NÃO caem na gandaia, porám... de uma forma mais modesta, sem tantos luxos e levando em consideracao que o dia 31 de Dezembro não tem nenhuma conotação religiosa, muitos se reunem na casa uns dos outros e bebem sua champagne, comem um prato especial e assistem shows de TV que comemoram o Ano Novo (como a famosa Times Square Ball, em Nova York).
No geral, judeus que agem assim não pensam no "feriado gregoriano-baseado-no-calendário-cristão"... eles pegam leve e encaram a data como um dia de pensar em fazer um futuro melhor. Tipo... vcs lembram do meu post de judeus ortodoxos dando doce em Halloween? Então... a linha de pensamento é a mesma.
4. NA TERRA DO KIRUV E SHIDUCH VALE (QUASE) TUDO!!!!!!!!!!!!!!
Kiruv: quando ortodoxos promovem práticas religiosas entre não-ortodoxos.
Então... todos sabemos que muitos jovens judeus não-ortodoxos irão comemorar o Reveillon em locais não-casher... conhecerão jovens não-judeus para fins de relacionamento... e sabe-se lá o que mais...
Tendo esta preocupação em mente, algumas organizações judaicas promovem festas de Ano Novo para jovens judeus, como se fosse uma balada mesmo... e tudo com a finalidade de que ao menos estes jovens possam celebrar comendo comida casher e conhecendo outros jovens judeus e quem sabe até um casamento possa surgir?
Na verdade uma grande amiga minha conheceu o bashert (destinado, digamos assim) dela numa festa de Ano Novo promovida pelo Chabad de Bruxelas. Os dois se casaram em 2018.
Deixo aqui algumas fotos deste tipo de eventos:


