top of page

Ortodoxos Ouvem Música Secular?


Em resumo: Sim. Não há absolutamente nada na lei judaica que proíba um(a) judeu(ia) de ouvir, tocar e cantar música secular.



MÚSICA SECULAR

Chamamos de música secular qualquer música que não tenha cunho religioso. Música clássica, folclórica, popular, canções antigas e modernas, de qualquer estilo musical.



QUEM OUVE O QUÊ?

Música é algo que fala à alma. Desta maneira ouvir música, seja religiosa ou secular, é escolha muito pessoal.


Em um mesmo grupo judaico podemos encontrar indivíduos que ouvem música secular sem nenhum problema, ao mesmo tempo que encontramos aqueles que evitam este tipo de música a todo o custo e só ouvem músicas religiosas (sejam elas origianais ou plágios de músicas seculares).




QUAL O PROBLEMA DE OUVIR MÚSICA SECULAR?

O problema em si não é o fato de ouvir música secular, mas o TIPO de música que se ouve e por quanto tempo.


Uma coisa é ouvir músicas que possuem um linguajar neutro, folclórico ou romântico, e outra coisa é encher a cabeça de músicas que falam de assuntos polêmicos, palavrões ou que transmitem uma mensagem negativa ou sexualizada.


Cada um escolhe o modo pelo qual quer ser influenciado.




GRUPOS JUDAICOS

Em comunidades ortodoxas mais fechadas (haredim), há uma certa aversão severa a músicas seculares. Há jovens judeus que só ouvem (mais ou menos) músicas seculares quando estão dentro de um supermercado ou lugares públicos que tocam música ambiente. Quem tem seu carro, não ouve música secular se tiver um passageiro, por exemplo... jovens que tem acesso a música secular, ouvem escondido... esse tipo de coisa.


Em comunidades ortodoxas mais abertas, aí não há tanta pressão e as pessoas possuem mais liberdade de decidir se ouvirão música secular ou não.


Tudo depende do grupo judaico ao qual pertencemos, bairro onde moramos e escola onde matriculamos nossos filhos.



"Mas me disseram que era proibido e que eu só podia ouvir e cantar ngunim (músicas que geralmente não possuem palavras, apenas sons vocais)" ---- Colega...a pessoa que te ensinou isso provavelmente tomou sobre ela a CHUMRA (exigência que vai além do que a halacha ensina) de nunca ouvir música secular e quis impôr a chumra dela sobre você, independente da sua própria escolha.


 

Pessoalmente, eu ouço tanto música religiosa quanto secular. E assim vou caminhando, ouvindo o que simplesmente quero ouvir no momento.




Kol tov,



Esther



Tags:

bottom of page