Talmud - O Ladrão Ben Derosai




Não sabemos exatamente o que Ben Derosai roubava , mas sabemos que ele era um ladrão que estava sempre fugindo às pressas.


A fama dele era tão grande que seu nome é citado no Talmud várias vezes e uma de suas práticas se tornou, ironicamente, uma referência haláchica.




QUEM FOI EXATAMENTE BEN DEROSAI?


Em resumo, Ben Derosai era um ladrão que cozinhava sua comida parcialmente.


Já ouvi uma única vez que Ben Derosai (ou ben Dursai) não era um único indivíduo, mas vários ladrões que eram chamados assim pelo tipo do resto de comida mal cozida que deixavam pra trás.


Pessoalmente, como não se há prova dessa segunda teoria, eu prefiro me apegar ao romantismo da primeira opção, que é a ensinada pela maioria de rabinos, e imaginar o fugitivo solitário Ben Derosai como um indivíduo que estava sempre apressado para escapar dos longos braços da lei.






MAS O QUÊ BEN DEROSAI FEZ PARA ATINGIR TAL FAMA?


Como ele estava constantemente fugindo, ele tinha medo de ser pego enquanto preparava suas refeições e não as cozinhava direito.


Se cozinhasse grãos, Ben Derosai os deixava apenas ao ponto em que era possível mastigá-los, se cozinhasse carne, a carne estava sempre muito mal passada.


Os policiais da época reconheciam o acampamento de Ben Derosai pelos restos de comida mal cozida.


Comentaristas, como Rashi, ensinam que tal comida era cozida apenas por um terço do tempo necessário para se cozinhar algo completamente.


Já a opinião de Rambam (Maimônides - Hilchot Shabbat 9:5) é que a comida de Ben Derosai era cozida na metade do tempo de que algo seria cozido completamente.


Seja como for... era uma comida quase crua.





HALACHA

A comida de Ben Derosai é usada como referência por vários rabinos do Talmud sobre o que seria considerado um alimento parcialmente cozido.


Por exemplo:



"Não, é necessário declarar esta halacha em um caso em que, se ele não virar a carne, ela cozinhe de um lado apenas parcialmente, cerca de um terço do processo normal de cozimento, como a comida de Ben Derosai."

-Menachot 57




"Rabino Asi estava se referindo a um caso em que o judeu havia colocado a carne que ainda não havia sido cozida como a comida de ben Derosai em uma cesta..."

-Avoda Zarah 38




O motivo mais comum pelo qual a comida dele é usada como referência é quando estudamos as leis de Shabat, principalmente no tópido de bishul (método do cozinhar ou esquentar alimentos previamente cozidos).



Então fazemos as questões... o que é considerado um alimento completamente cozido? Pode-se esquentar alimentos como os de Ben Derosai (parcialmente cozidos) no Shabat? E se eu acendi o fogo do meu fogão antes do Shabat e cozinhei o alimento parcialmente como a comida de Ben Derosai, uma pessoa não judia pode acabar de cozinhá-lo completamente para que eu coma tal alimento no Shabat?


Enfim... as questões são muitas.


Pessoas que querem viver uma vida mais traquila, sem ter que se preocupar com comida de Ben Derosai na correria de toda sexta-feira, simplesmente cozinha tudo COMPLETAMENTE antes de Shabat e aí quando acendemos as velas de Shabat, apenas aquecemos tal comida e voilà!!! (É o que eu faço hehe).




Kol tov,



Esther


Posts Destacados