Tradição de Alimentar Pássaros em Shabat Shira




Este Shabat é conhecido como Shabat Shira, onde lemos a parashá Beshalach, que conta como o mar foi dividido e nos mostra um cântico de agradecimento na própria parashá.


Se você quiser saber mais detalhes sobre Shabat Shira, clique aqui:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2109333/jewish/Shabat-Shir.htm


Em comunidades religiosas ashkenazitas, há um costume de se deixar farelos de pão para os pássaros na véspera de Shabat Shira (mais ou menos na sexta-feira a tarde, antes de acender as velas de Shabat)... eu já vi esse costume sendo feito em bairros onde a maioria dos moradores são ortodoxos, principalmente em Israel, onde pedaços de pão são deixados sobre os muros e outros locais nos bairros de Gueula e Meah Shearim.


Agora hoje a amiga Fabiane Andrade, muitas vezes minha chavruta (companheira de estudos), me ensinou algo novo, que é o costume de se dar trigo sarraceno para os pássaros, assim como cozinhar tal trigo e comer durante o Shabat Shira. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar em tal prática e imediatamente fomos procurar a ORIGEM deste costume. A encontramos no site do Chabad em INGLÊS, e eis a tradução.


Nota: eu não sei se há o costume de alimentar pássaros em erev Shabat Shira entre sefaraditas.





"PERGUNTA: Qual é a razão do costume de colocar comida para os pássaros no Erev Shabat Shirah (sexta-feira a tarde, para que os pássaros comam pela manhã de Shabat, já que não podemos aliementar animais selvagens no Shabat)?


RESPOSTA: No Shabat Shirah, quando lemos sobre o maná que Hashem providenciou para o povo judeu, é costume colocar comida para os pássaros em Erev Shabat como recompensa pelo Kidush Hashem (santificação do nome de Deus) que eles (os pássaros) trouxeram.


Alternativamente, o Maharal de Praga instruía os professores de crianças pequenas a reunir seus alunos no pátio da sinagoga no Shabat Shira e contar a eles a história de Kriat Yam Suf - a divisão do mar.


Quando os judeus cantaram a Shirah, os pássaros cantaram e dançaram e as crianças judias alimentaram os pássaros.


Para comemorar este evento, colocamos comida para os pássaros Erev Shabbat Shirah.


Os professores lhes davam kasha (trigo sarraceno) para atirar aos pássaros. E depois o Maharal abençoaria os filhos e também os pais para que eles merecessem ver seus filhos embarcarem na Torá, no casamento e nas boas ações.


Alguns têm o costume de alimentar os pássaros com trigo no Shabat Shirah.


Este costume é baseado no pasuk: “Hasam gevuleich shalom cheilev chitim yasbi’eich” - “Ele fez a paz dentro de suas fronteiras; Ele te saciou com o mais fino trigo ”(Salmos 147: 14). Assim, no Shabat Shirah, quando lemos que Hashem emancipou o povo judeu da escravidão egípcia e os preparou para estar em suas próprias fronteiras geográficas e também nas fronteiras da Torá, é costume comer trigo (trigo sarraceno).


A palavra "beshalach" (Beshalach) é um acrônimo para as palavras "בשבת שירה לאכל התים" - "No Shabat Shirah comer trigo (trigo sarraceno)."


https://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/2820869/jewish/Dvar-Torah-Questions-and-Answers-on-Shabbat-Shirah.htm





Shabbat Shalom,



Esther

Posts Destacados
Procure por Tags

© 2015 por Vida Pratica.