UM PROFESSOR ESPECIAL, RABINO PERIDA - Agada (história) do Talmud

Rabino Perida tinha um aluno a quem ele tinha que repetir cada lição quatrocentas vezes para o que aluno viesse a entendê-la. Um dia, Rabino Perida foi chamado para atender a uma mitzvah em um local longe deste aluno. Antes de ir, ele ensinou a este aluno as costumeiras quatrocentas vezes, mas mesmo assim o aluno não conseguiu entender.


Rabino Perida perguntou ao aluno, "Porque hoje está diferente?" (por que hoje você não está conseguindo entender depois de eu te ensinar como nos outros dias?)


O aluno respondeu, "A partir do momento que eles te disseram que havia uma mitzva para o senhor atender, minha atenção foi desviada, porque a cada momento eu dizia a mim mesmo que agora seria o momento que o senhor iria se levantar e ir embora, (e no próximo momento pensava o mesmo) que o senhor iria se levantar e ir embora."


Rabino Perida disse ao aluno, "Preste atenção, e eu te ensinarei."


Ele o ensinou novamente mais quatrocentas vezes a mesma lição, fazendo o total de oitocentas repetições para que o aluno finalmente entendesse.


Após este grande ato de dedicação ao ensino, uma voz divina perguntou a Rabino Perida se ele gostaria te ter uma vida longa ou se ele gostaria que o mérito de entrar no Olam Habá (Mundo Vindouro) fosse dado a ele e seus descendentes." Rabino Perida respondeu "Que eu e minha família tenhamos o mérito de entrar no Olam Habá."


Hashem então disse, "Dêem a ele os dois, vida longa e o mérito do Olam Habá"


Eruvin 54b


Feliz Dia dos Professores . . . .

Explicação: Rabino Perida tinha uma paciência fenomenal e pode ter sido um dos precursores do ensino personalizado a alunos que possuíam algum tipo de deficiência de aprendizado. Embora seja mais rápido colocar todos os alunos dentro do "mesmo balaio", Rabino Perida nos ensina que com dedicação e paciência, entendendo que cada aluno tem um nível de compreensão diferente, o aluno é capaz de ver seu próprio potencial e avançar.



Kol tov,


Esther

Posts Destacados
Procure por Tags

© 2015 por Vida Pratica.